A exibição de um conteúdo no sistema de sinalização digital requer relevância, autenticidade, dinamismo e alto impacto. Para isso, é muito importante seguir alguns critérios e dicas fundamentais para produzir o conteúdo perfeito ao público, impressionando-o, conquistando-o e chamando sua atenção.
O digital signage, por exemplo, é uma das fortes estratégias da publicidade como recurso de comunicação no ponto de venda, já que 70% das decisões de compra acontecem no PDV. Para quem deseja aumentar as vendas e ser lembrado pelo público, é importante anotar as dicas que separamos no artigo de hoje:
1. Trabalhe com variedade de formatos
Opte por mesclar a programação de seus painéis digitais com diferentes tipos de conteúdo, a fim de oferecer maior dinamismo e prender a atenção do público, sem se tornar repetitivo. Podem ser anúncios, comunicados, notícias, promoções etc. Para isso, é importante considerar o formato específico que será veiculado nos televisores, podendo ser:
- Imagens: foto de algum produto, apresentação da equipe da empresa, entrega de alguma premiação, dicas de saúde e bem-estar ou alguma informação complementar que mostre um detalhe específico.
- Vídeos: para a sinalização digital, é necessário que os vídeos apresentem um conteúdo rápido que dure, no máximo, 30 segundos, já que as pessoas que assistem a esse conteúdo em uma loja, por exemplo, não vão ficar paradas por muito tempo assistindo ao que está sendo transmitido. Já em uma sala de espera, por exemplo, pode-se considerar um tempo maior que dure, aproximadamente, 1 minuto.
- Templates: são materiais personalizados com a identidade visual da empresa e que podem agregar imagens e vídeos simultaneamente. Eles oferecem uma experiência para o público pelas animações e efeitos visuais de alto impacto, justamente para chamar a atenção. Os templates podem ser usados para propagandas para aumentar as vendas no negócio, oferecer dicas específicas do seu ramo de atuação, usar QR Codes para acessar alguma oferta e por aí vai.

2. Mantenha o conteúdo atualizado
Para quem deseja aumentar as vendas e reforçar o reconhecimento da marca, é fundamental que o conteúdo esteja constantemente atualizado, evitando que promoções – que já acabaram – continuem na tela e confundam o cliente.
É fundamental que na criação de conteúdo exista uma programação bem definida. Além disso, automatizar o processo de atualização, com um sistema de sinalização digital, vai permitir mais autonomia e agilidade na comunicação com seus clientes.
Portanto, não deixe essa importante etapa de lado, pois ela faz parte do processo de criação de conteúdo. Outro aspecto a ser observado são os pontos de tela que receberão atualizações diárias, semanais ou até mesmo mensais.
3. Ofereça um conteúdo que seja fácil de ser consumido
Quando se fala em facilidade na leitura das mensagens na tela de um televisor ou painel digital, fala-se nas questões técnicas de design. Produzir materiais visuais para o sistema de sinalização digital requer conhecimento aprofundado sobre a disposição de cores, contrastes, formas e equilíbrio de elementos. Logo, é fundamental que um profissional de design gráfico esteja à frente na questão de desenvolver templates personalizados e com aplicações técnicas.
Na SuaTV, por exemplo, nosso time de designers oferece uma consultoria exclusiva para quem precisa desenvolver o material dos painéis digitais, de tal forma que sejam atrativos e estejam de acordo com a marca da empresa.
Portanto, dentre os inúmeros detalhes a serem considerados na aplicação do conteúdo para digital signage, estão:
- O tamanho dos templates e o que vai ser colocado na tela, levando em consideração a distância do público e o formato do painel, seja um televisor ou dispositivo móvel.
- O contraste das cores e a facilidade de leitura do texto, bem como o número de caracteres da mensagem, a fim de que o texto não fique longo.
- A leveza do uso dos elementos visuais e o excesso de conteúdo, a fim de não causar poluição visual e confundir o cliente.

4. Publique por meio de um sistema de sinalização digital
Depois de produzir todo o conteúdo, é hora de programá-lo e publicá-lo. Porém, isso só se torna viável quando a tecnologia trabalha a favor, principalmente com muitos pontos de tela para gerenciar. Portanto, é fundamental que um software para digital signage entre em ação.
O sistema será responsável por distribuir todos os conteúdos, em tempo real, para os painéis e displays espalhados em suas unidades, seja em academia, supermercado, sala de espera ou qualquer ramo de negócio que aplique digital signage. Além, é claro, de programar o conteúdo na data e hora que o profissional de comunicação deseja que ele seja veiculado. É muito mais facilidade e autonomia no processo de atualização.
Concluindo…
Como vimos, a produção de conteúdo para o sistema de sinalização digital pode ser trabalhada em diferentes formatos, fornecendo maior dinamismo e impacto para o ponto de vendas e negócio como um todo. Mas é fundamental considerar aspectos como a atualização constante do material – a fim de não perder qualidade na comunicação com os clientes – e também manter um conteúdo acessível de ser consumido, com um design impecável!
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