SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

Digital Signage

4 dicas para produzir o conteúdo perfeito no sistema de sinalização digital

4 dicas para produzir o conteúdo perfeito no sistema de sinalização digital

Confira como despertar o efeito UAU para o seu público por meio da comunicação por telas e não sofra mais pela falta de atratividade nos conteúdos transmitidos

A exibição de um conteúdo no sistema de sinalização digital, também conhecido por digital signage, requer relevância, dinamismo e alto impacto visual. Quem nunca passou na frente de uma TV, seja em uma recepção ou na hora de comprar um produto em uma loja, e não parou para olhar o que estava sendo transmitido? Será que aquele conteúdo chamou a atenção do usuário?

Para que esse material seja realmente atrativo, é muito importante seguir alguns critérios e dicas fundamentais para produzir o conteúdo perfeito ao público, impressionando-o, conquistando-o e chamando sua atenção. Para quem deseja aumentar as vendas, é importante produzir conteúdos que vão se conectar com as necessidades do público, bem como entender o funcionamento do sistema de sinalização digital para ser assertivo na construção da programação.

Então, pegue o papel e a caneta, e anote as dicas que separamos no artigo de hoje. Acompanhe!

1.   Trabalhe com variedade de formatos

Opte por mesclar a programação de seus painéis digitais com diferentes tipos de conteúdo, a fim de oferecer maior dinamismo e prender a atenção do público, sem se tornar repetitivo. Dentre esses formatos, estão anúncios, comunicados, notícias, promoções etc. Para isso, é importante considerar o formato específico que será veiculado nos televisores, podendo ser:

  • Imagens: foto dos principais produtos em destaque, apresentação da empresa, entrega de premiações, dicas de saúde e bem-estar ou alguma informação complementar que mostre um detalhe específico.
  • Vídeos: para a sinalização digital, é necessário que os vídeos apresentem um conteúdo rápido que dure, no máximo, 30 segundos, já que as pessoas que assistem a esse conteúdo em uma loja, por exemplo, não vão ficar paradas por muito tempo assistindo ao que está sendo transmitido. Já em uma sala de espera, por exemplo, pode-se considerar um tempo maior que dure, aproximadamente, 1 minuto.
  • Templates: são materiais personalizados com a identidade visual da empresa e que podem agregar imagens e vídeos simultaneamente. Eles oferecem uma experiência para o público pelas animações e efeitos visuais de alto impacto, justamente para chamar a atenção. Os templates podem ser usados para propagandas de serviços e produtos, além de oferecer dicas específicas do seu ramo de atuação.

2.   Mantenha o conteúdo atualizado

Para quem deseja aumentar as vendas e reforçar o reconhecimento da marca, é fundamental que o conteúdo esteja constantemente atualizado, evitando que promoções – que já acabaram – continuem na tela e corram o risco de confundir o cliente.

É fundamental que na criação de conteúdo exista uma programação bem definida. Além disso, automatizar o processo de atualização, com um sistema de sinalização digital, vai permitir mais autonomia e agilidade na comunicação com seus clientes.

Portanto, não deixe essa importante etapa de lado, pois ela faz parte do processo de criação de conteúdo. Outro aspecto a ser observado são os pontos de tela que receberão atualizações diárias, semanais ou até mesmo mensais.

3.   Ofereça um conteúdo que seja fácil de ser consumido

Quando se fala em facilidade na leitura das mensagens na tela de um televisor ou painel digital, fala-se nas questões técnicas de design. Produzir materiais visuais para o sistema de sinalização digital requer conhecimento aprofundado sobre a disposição de cores, contrastes, formas e equilíbrio de elementos. Logo, é fundamental que um profissional de design gráfico esteja à frente na questão de desenvolver templates personalizados e com aplicações técnicas.

Na SuaTV, por exemplo, nosso time de designers oferece uma consultoria exclusiva para quem precisa desenvolver o material dos painéis digitais, de tal forma que sejam atrativos e estejam de acordo com a marca da empresa.

Portanto, dentre os inúmeros detalhes a serem considerados na aplicação do conteúdo para digital signage, estão:

  • O tamanho dos templates e o que vai ser colocado na tela, levando em consideração a distância do público e o formato do painel, seja um televisor ou dispositivo móvel.
  • O contraste das cores e a facilidade de leitura do texto, bem como o número de caracteres da mensagem, a fim de que o texto não fique longo.
  •  A leveza do uso dos elementos visuais e o excesso de conteúdo, a fim de não causar poluição visual e confundir o cliente.

4.   Publique por meio de um sistema de sinalização digital

Depois de produzir todo o conteúdo, é hora de programá-lo e publicá-lo. Porém, isso só se torna viável quando a tecnologia trabalha a favor, principalmente com muitos pontos de tela para gerenciar. Portanto, é fundamental que um software para digital signage entre em ação.

O sistema será responsável por distribuir todos os conteúdos, em tempo real, para os painéis e displays espalhados em suas unidades, seja em academia, supermercado, sala de espera ou qualquer ramo de negócio que aplique digital signage. Além, é claro, de programar o conteúdo na data e hora que o profissional de comunicação deseja que ele seja veiculado. É muito mais facilidade e autonomia no processo de atualização.

Concluindo…

Como vimos, a produção de conteúdo para o sistema de sinalização digital pode ser trabalhada em diferentes formatos, fornecendo maior dinamismo e impacto para o ponto de vendas e negócio como um todo. Mas é fundamental considerar aspectos como a atualização constante do material – a fim de não perder qualidade na comunicação com os clientes – e também manter um conteúdo acessível de ser consumido, com um design impecável!

Gostou do artigo? Espero que tenha ótimos insights sobre este tema.

Deixe abaixo o seu comentário ou qualquer dúvida sobre o conteúdo de hoje, e aproveite para ler mais este material exclusivo: O que é digital signage, onde aplicar e como fazer!

Este conteúdo foi publicado originalmente em 8 de abril de 2021 e vem sendo atualizado, desde então.

Autor: Eduardo Bernardone

Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima