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Digital Signage

O que é digital signage, onde aplicar e como fazer?

O que é digital signage, onde aplicar e como fazer?

As pessoas que ouvem informações costumam se lembrar de 10% delas após três dias, segundo divulgado no blog da Hubspot. Agora, se essas mesmas informações são atreladas a uma imagem, as pessoas conseguem reter 65% do conteúdo três dias depois.

Quantas vezes você esperou a chegada de um elevador – ou entrou em um – e se deparou com uma televisão passando algum tipo de conteúdo? Ou até mesmo passeava por uma loja e o conteúdo transmitido na TV chamou a sua atenção? Qual foi a última vez que você foi a um fast-food e decidiu a sua comida pelo cardápio digital ali exposto? Certamente, em alguma dessas situações, você já foi impactado pelo digital signage.

Mas, afinal, do que se trata isso? Digital signage é uma rede de painéis digitais que transmite conteúdo para o maior número de pessoas, seja para o marketing, vendas ou comunicação. Os detalhes, você confere no artigo de hoje! ?

O que é digital signage?

Digital signage, ou sinalização digital, é uma tecnologia que compõe uma rede de painéis digitais que tem como objetivo transmitir conteúdos que estimulem as vendas, ofereçam entretenimento e veiculem informações de portais de notícias, redes sociais, blogs etc. Os conteúdos distribuídos podem ser vídeos ou imagens que ofereçam alto impacto e seguem um dinamismo que facilite a compreensão rápida das informações, seguindo uma programação definida.

Os painéis digitais podem estar localizados em pontos de venda, espera ou circulação – de acordo com a estratégia de divulgação – seja em recepções, supermercados, área de elevador, restaurantes, bares, pontos de ônibus, avenidas e pontos com maior retenção de audiência.

Toda a gestão do digital signage acontece por meio de um sistema de gerenciamento de conteúdo – de forma centralizada – que distribui o material para os diferentes pontos em que seus painéis estão localizados.

Digital Signage em área de espera de elevador
Digital Signage em supermercado
Aplicação de digital signage em aeroporto
Cardápio digital no PDV – Ponto de Venda

Onde posso aplicar o digital signage?

O digital signage pode ser aplicado para qualquer tipo de porte de empresa e também em locais estratégicos onde as pessoas possam ser impactadas em maior volume e assimilarem o conteúdo ali passado. Esses locais podem ser:

  • TV Corporativa para empresas;
  • Bares e restaurantes;
  • Fast-foods;
  • Supermercados;
  • Vitrines de Lojas;
  • Pontos de Venda;
  • Petshops;
  • Espera de Elevador;
  • Corredores;
  • Academias;
  • Shoppings;
  • Universidades;
  • Clínicas e laboratórios;
  • Recepção e Sala de Espera;
  • Pontos de ônibus e metrô.

No vídeo abaixo você consegue visualizar a aplicação do Digital Signage com um toque de criatividade em uma campanha realizada pela Pepsi:

Como iniciar um projeto de digital signage?

Antes de mais nada, é necessário planejar a estratégia de divulgação do conteúdo e entender quais os pontos em que você deseja transmitir a sua mensagem. Definidas essas questões, veja quais são os tipos de televisores e painéis que serão usados. Neste artigo aqui, tiramos as dúvidas sobre como implantar uma TV Corporativa na sua empresa.

Com todo o projeto do que vai ser feito, é hora de definir a tecnologia que vai fazer a gestão dos conteúdos. O mais indicado, neste caso, é uma plataforma hospedada em nuvem que permitirá que toda gestão seja centralizada em um único lugar e o profissional responsável administre as atualizações, programações, segmentações e templates dentro de uma única ferramenta.

Outro elemento imprescindível são os players que farão a distribuição dos conteúdos para os painéis e TVs – ele capta o material recebido da plataforma de gestão e repassa para os equipamentos.

Os formatos de conteúdo para o sistema de digital signage podem ser em imagens e vídeos, totalmente personalizados com a identidade visual da empresa e interesse do público, com elementos dinâmicos que gerem o impacto esperado para a audiência.

Quais são os benefícios da sinalização digital?

  • Maior alcance dos conteúdos

Pela capacidade de ser implantado em ambientes com grande circulação, a mensagem pode chegar a centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo.

  • Atualização em tempo real

De qualquer lugar – basta acesso à internet – e a qualquer hora, os conteúdos podem ser atualizados, garantindo novidades e chamando a atenção do público.

  • Cross-selling no ponto de venda

Grande oportunidade para vender um produto adicional no ponto de venda, por meio de um display que ofereça uma promoção de forma interativa, por exemplo.

  • Conteúdo personalizado

É possível personalizar o conteúdo de acordo com a identidade visual da empresa e também com os interesses do público, segmentando a mensagem e proporcionando melhor experiência.

Conclusão

O digital signage, como vimos, é uma rede de painéis digitais que veicula conteúdos corporativos, de marketing, vendas, informações e entretenimento para as pessoas, em diferentes pontos – sejam eles internos, como: bares, restaurantes, empresas, salas de espera, e externos: pontos de ônibus, estações do metrô e avenidas.

Para iniciar o projeto de digital signage é importante realizar um plano de divulgação e contar com uma plataforma de gestão de conteúdo que vai possibilitar a atualização em tempo real e a distribuição para os diferentes pontos.

A SuaTV é uma plataforma voltada para TV Corporativa e digital signage que realiza a gestão de conteúdo de forma 100% online. Fale com nossos especialistas e conheça mais sobre a nossa solução!

Autor: Eduardo Bernardone

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