SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

Marketing e Comunicação

Tendências de design gráfico em 2022 para sua comunicação visual

Tendências de design gráfico em 2022 para sua comunicação visual

Em 2022, o design traz com ele um reflexo dos efeitos deixados pela pandemia: um sentimento de dualidade entre a nostalgia do passado, e o desejo pelo novo e tudo que vibra o futuro.

Acompanhar e observar o que vem sendo produzido por designers do mundo todo, ao longo do ano, é a chave para manter uma comunicação visual mais assertiva e conectada com seu público. Afinal, um design bem elaborado traz consigo os desejos da sociedade.

Apresentamos aqui as principais tendências de design gráfico pesquisadas em fontes, como GraphicMama e dribbble, junto a uma seleção de referências com todos os estilos, cores e técnicas que estão dando a cara de 2022.

Para ficar por dentro de todas as tendências, leia o texto até o final e tire insights valiosos para a comunicação visual da sua empresa, seja para colaboradores e clientes. Confira!

1. Personagens 3D e Motion Graphics

O 3D continua em evolução, consolidando-se cada vez mais, como podemos observar nas comunidades e plataformas de exposição de conteúdo artístico pelo mundo. Seja na criação de personagens e visuais hiper-realistas  – que deixam ainda menor a linha entre digital e físico – como os que vêm ganhando destaque nas redes sociais na representação de marcas com personalidades virtuais.  Por exemplo, a Magalu, do Magazine Luiza e o Baianinho, das Casas Bahia, Lil Miquela, e por aí vai.

Ou até mesmo na criação de cenários e objetos que protagonizam campanhas, não apenas de forma estática, mas aliados ao motion graphics, que são, essencialmente, peças de animação ou imagens digitais que criam a ilusão de movimento, em combinações que podem conter áudio para compor projetos multimídia. Como resultado, temos animações que nos prendem e divertem.

Um bom exemplo que vem ganhando as plataformas, como o Tik Tok, são as dancinhas das salsichas de roupas com estilos vibrantes do @nobodysausage , onde encontramos, além de alegria, um banquete bem servido de muitas tendências das quais ainda falaremos nos próximos tópicos.

@nobodysausage

♬ Sweetener by Ariana Grande – ?

Reprodução do TIKTOK @nobodysausage

O uso do 3D aliado ao motion graphics pode ser um ótimo meio de trazer a reconexão com nosso lado infantil e o escape da realidade. Um universo onde tudo é possível, inclusive mesclar elementos 2D em criações super divertidas e criativas, como as que veremos a seguir:

Bottled Up DRIBBLE GRAMM
Caffeinatehead! GRAMM
Food Panda Peter Tarka
Reprodução do Instagram @lilmiquela
CB, o mascote 3D das Casas Bahia, criação do estúdio Miagui.

2. Risografia digital 

Como já falamos, a tendência do ano é o retorno ao passado, e a arte risografia não poderia ficar de fora. É possível observá-la nas seguintes configurações:

  • Formato físico, como pôsteres e anúncios que certamente irão prender a sua atenção; 
  • Reproduções digitais, sendo muito popular nas redes sociais, como os filtros e efeitos de ruídos que trazem um ar envelhecido e retrô para a foto, trazendo um aspecto sutil dessa tendência.

Mas o que é Risografia?

Risograph é um procedimento gráfico de origem industrial usado para impressões em série, semelhante a serigrafia digital, em que o processo consiste na digitalização da imagem, produzindo um estêncil de papel que envolve o tambor de tinta.

Você deve estar se perguntando o que é estêncil. Estêncil é uma técnica de grafite, usada para aplicar um desenho ou ilustração em uma superfície através do uso de tinta ou aerossol em uma prancha cortada ou perfurada, tendo como resultado o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta.

Dessa forma, pensando na técnica de estêncil, a impressora tem um carimbo com cada cor que irá compor a arte final e, ao sobrepor as camadas, o resultado é uma arte com acabamento um pouco imperfeito, porém único. As pequenas imperfeições, como: 

  • Sangramento de tinta;
  • Textura áspera;
  • Cores inconsistentes e contrastantes;
  • Erros de alinhamento, são características que dão o charme da Risografia.

Essa imprevisibilidade e imperfeição atraem designers a reproduzirem digitalmente essa técnica.

Edição Especial Santed Tokyo por Magdalena Skala, Mox Gebhardt e Kiyoshi Stelzner
SASA LELE por Rafael Neder e equipe
Tons de cinza foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

3. Tipografia imperfeita

Seria 2022 o ano da diversão e da imperfeição? 

Os estilos tipográficos trazem uma boa dose de formas torcidas e desalinhadas que estão chegando com tudo para quebrar os padrões! Podem ser letras em caixa alta ou baixa, de cabeça pra baixo ou em pé; e porque não tudo junto e animado?

No final,  teremos um resultado lindamente imperfeito, como os exemplos a seguir:

Living space Ozcar Aguilar
Homepage Helena Stretovych
Reprodução do instagram @letrinhascoloridas
Do you get confused trying to figure which license you need? Julia Martinez Diana

4. Candy colors

As candy colors são literalmente cores que trazem à nossa imaginação a sensação de estarmos diante de uma prateleira repleta de doces fofos e deliciosos que encantam os nossos olhos e dão água na boca.

Elas vem sendo uma tendência recorrente, porém, neste ano, os tons mais clarinhos dão espaço para o uso de cores mais apelativas e vibrantes. Um toque a mais de ousadia que espalha diversão e positividade.

Branding do canal NoriQ por SangHee Choi e Youngdo Kwon
Explore your Best Design Roqueid
O Meu Lugar de Kenzo Hamazaki
Aplicativo de gerenciamento de tarefas e projetos da Conceptzilla
Reprodução do instagram @polkurucz

5. Psicodélico 

Os tempos atuais provocam a sensação de caos e instabilidade. Logo, o design não poderia deixar de retratar isso com o retorno da arte psicodélica.

O visual psicodélico, trazido no final da década de 1960, possui uma estética derretida e distorcida. Outras características dessa arte são as cores brilhantes e o lúdico ao extremo.

Para as artes animadas, os movimentos frenéticos e pulsantes saltam aos nossos olhos e explodem a mente com seu visual vibrante e viciante que trazem uma agitação sensorial.

S’s for Space ?  MUTI
Reprodução do instagram @torusoficial
Melt with you Jared Nickerson

Uma dica importante!

Nas referências apresentadas, podemos observar um mix de tendências usadas de forma simultânea, em composições mágicas, onde é quase impossível não olhar atentamente e querer mais.

Porém, é importante mencionar que, quando falamos de tendência, não dá apenas para “pegar o bonde” e embarcar sem ter consciência do que se quer comunicar. Portanto, escolha qual tendência conversa melhor com sua marca e com a mensagem que será transmitida, e arrase!

Concluindo…

Se pudéssemos resumir o visual de 2022 em algumas palavras, seriam: nostálgico; vibrante; lúdico; lindamente imperfeito e caótico.

É nítido observar os desejos da sociedade através do consumo de arte, informação e produtos. A fuga da realidade diante de um mundo caótico e incerto, através da lembrança do passado e um futurismo mais lúdico e divertido, deixam em nós, criadores e comunicadores, o alerta a uma mente mais aberta e fora dos padrões.

Se deseja conhecer mais conteúdos sobre comunicação com colaboradores, ações de endomarketing, TV corporativa e mídia indoor, acesse nosso blog e fique por dentro de tudo.

Autor: Debora

Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima