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Endomarketing

Quais são os principais desafios para estratégias de endomarketing

Quais são os principais desafios para estratégias de endomarketing

Se os seus funcionários se sentem parte essencial do negócio, se orgulham do ambiente de trabalho e valorizam as ações de comunicação interna, você está no caminho certo para vencer os principais desafios do endomarketing atual.

endomarketing é uma ferramenta de enorme potencial de influência no desempenho das pessoas, por isso ele precisa ser levado a sério dentro das empresas. Confira no post de hoje quais são os principais desafios para implementar estratégias de endomarketing. Acompanhe:

Criar uma visão global da organização

São diversos os mecanismos que criam obstáculos para a eficiência da comunicação interna, o que torna um desafio aplicar eficazmente técnicas de endomarketing.

As estratégias que visam a manutenção da imagem interna precisam considerar as necessidades, vontades, motivações e estímulos dos funcionários, bem como os efeitos de cada sentimento. Se apenas um item for pensado isoladamente, será mais difícil alcançar o sucesso e obter a satisfação plena dos colaboradores.

Conseguir espaço para atuar

Um dos principais desafios do marketing interno é conseguir espaço nas discussões que focam em estratégias de curto, médio e longo prazo. É necessário planejar as ações, envolver a opinião dos funcionários, pensar nos pontos de benefícios das pessoas e empresa, entre outros quesitos.

Os profissionais responsáveis pelo endomarketing precisam conhecer o comportamento do público interno, seus pontos fortes, fracos, desejos, anseios e utilizar estas informações de forma a obter o melhor rendimento da equipe.

Criar abordagens motivadoras

Outro desafio importante é como abordar de forma inovadora, criativa e envolvente tantas pessoas, com perfis diferentes. Para fazer um endomarketing de forma mais envolvente, hoje é fundamental saber lidar com novas tecnologias.

Criar grupos exclusivos para os seus funcionários nas redes sociais, WhatsApp e blog interno podem ser excelentes formas de se aproximar, de comunicar algo e interagir com os colegas. Afinal, com gerações de colaboradores cada vez mais à vontade com os novos ambientes de interação, o endomarketing deve mostrar a sua capacidade de adaptar-se a essa realidade e formular estratégias de abordagem que vão de encontro com o perfil do atual colaborador.

Desenvolver métodos para mensurar os resultados

Outro grande desafio diz respeito ao desenvolvimento de métodos para mensuração dos resultados das ações que foram realizadas. Nesse sentido, trabalhar com uma ferramenta em que o gestor possa acompanhar as ações desenvolvidas, a recepção dos funcionários com estas ações e mensurar os resultados de satisfação é muito importante.

Usufrua da tecnologia e dos vários recursos que existem no mercado a seu favor. Se criou um grupo no Facebook, analise os comentários e número de likes. No WhatsApp, verifique se interagiram, quais assuntos geraram mais discussões positivas. No blog interno, comunique as conquistas das empresas, valorize o trabalho dos funcionários, inclua classificados para o pessoal interagir mais com a plataforma, publique algo relevante sobre o mercado da empresa. Todas essas mídias oferecem possibilidade de análise da audiência, engajamento e aceitação.

Estratégias que trazem grandes benefícios

Quando um funcionário estiver satisfeito com o trabalho de endomarketing, a tendência é que a empresa alcance o sucesso almejado em imagem e vendas. Se um funcionário se orgulha do ambiente de trabalho, apresentará alto rendimento na produção ou fará seu trabalho, independentemente da área em que atua, de forma mais determinada, feliz e efetiva.

Além das ações de motivação, projetos especiais, eventos e treinamentos exclusivos para reciclar o conhecimento dos funcionários, outros recursos precisam ser planejados a fim de promover a valorização do funcionário e a melhoria da capacitação. É importante que a empresa mostre aos colaboradores que há preocupação dos gestores em buscar o aperfeiçoamento profissional da equipe.

A maneira como a empresa valoriza os funcionários pode ser medida por meio dos investimentos dedicados ao público interno.

Não se esqueça: para gerar mais clientes, cuide primeiro dos seus clientes internos. E na sua empresa, quais as estratégias utilizadas para fortalecer o endomarketing? Se quiser receber conteúdos exclusivos sobre comunicação interna, RH, endomarketing e muito mais, se inscreva em nossa newsletter!

Autor: Marketing SuaTV

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