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Novembro Azul nas empresas: ideias para ações de endomarketing + kit de materiais gratuito

Novembro Azul nas empresas: ideias para ações de endomarketing + kit de materiais gratuito

O mês de novembro é voltado para o combate ao câncer de próstata, cujo foco é levar informações e promover ações que conscientizem os homens para a prevenção

O penúltimo mês do ano trabalha com a campanha do Novembro Azul, que conscientiza e promove a divulgação do câncer de próstata. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 65.840 novos casos de câncer ocorrem a cada ano, entre 2020 e 2022. Além disso, a doença é a mais frequente entre os homens, ficando atrás do câncer de pele. Promover o Novembro Azul nas empresas contribui para que cada vez mais pessoas tenham acesso às informações, sobretudo os homens, a respeito da prevenção, causas e sintomas da doença.

Como forma de acabar com o preconceito e os tabus sobre tudo que envolve a doença, é fundamental que a mensagem seja divulgada da forma correta. Logo, para apoiar a campanha do Novembro Azul e apostar em ações e iniciativas entre as equipes, preparamos este artigo com algumas ideias que podem ser trabalhadas internamente na sua organização, bem como um kit gratuito de materiais para usar nas ações de comunicação interna e endomarketing.

Acompanhe!

Sobre a campanha Novembro Azul

Durante o mês de novembro é celebrada a conscientização e luta contra o câncer de próstata, sendo o dia 17 a data que comemora o Dia Mundial Contra o Câncer de Próstata. Os espaços públicos e privados ficam estampados com a cor da campanha como forma de oferecer visibilidade à causa, assim como acontece com o Outubro Rosa todos os anos.

A iniciativa do Novembro Azul teve origem em Melbourne, na Austrália, em 2003. Dois amigos chamados Travis Garone e Luke Slattery estavam em um pub e, na ocasião, cogitaram a ideia de deixar o bigode crescer, já que o estilo estava fora de moda. Naquela mesma época, a mãe de um colega estava levantando fundos para o combate ao câncer de mama e, a partir daí, eles tiveram um insight de associar o bigode com a saúde masculina, de tal maneira que promovesse a conscientização a respeito desse assunto. Como em novembro já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, eles escolheram esse mês como apoio à causa.

A partir daí, eles criaram uma regra em que cobravam 10 dólares de cada amigo que também tivesse coragem de deixar o bigode crescer. Na ocasião, 30 amigos aceitaram participar da campanha promovida por Garone e Slattery. 

Com os bigodes à mostra, o fato chamava a atenção de quem passava, o que facilitava explicar para as pessoas sobre o assunto da prevenção e cuidados contra o câncer de próstata, além de demonstrar apoio à causa.

A iniciativa e história foram se espalhando, conforme as pessoas iam se interessando pelos bigodes. Em 2004 surgiu o Movember Foundation (junção das palavras moustache (“bigode”) e November (novembro)). Tratava-se de uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata.

Além disso, também foi criada uma plataforma online em que os homens compartilhavam fotos da evolução de seus bigodes durante o mês de novembro, arrecadando mais fundos e doações dos amigos.A campanha foi crescendo, atraindo cada vez mais participantes ao longo dos anos e, hoje, ela está presente em mais de 20 países. Além do Movember Foundation, outro movimento semelhante surgiu no mundo, como o No-Shave November. A iniciativa promove que, durante o mês de novembro, os homens deixem suas barbas crescerem e, dessa forma, o dinheiro que seria usado em produtos para barbear, é destinado para entidades e hospitais que combatem o câncer de próstata.

Novembro Azul no Brasil

Desde o ano de 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida aborda questões relacionadas ao câncer de próstata e à saúde masculina. A primeira campanha “Um Toque, um Drible”, que durou de 2008 a 2010, trouxe à luz as informações sobre a doença, bem como o incentivo para a realização dos exames preventivos a serem realizados pelos homens, quebrando os preconceitos e tabus acerca desse assunto.

Quando, em 2011, nasceu o Novembro Azul, criado pelo mesmo instituto, sendo uma das maiores campanhas sobre a saúde do homem no Brasil, ampliando a conversa e a conscientização a respeito do câncer de próstata pelo país.

Atualmente, são promovidas palestras, eventos e ações nos setores públicos e privados sobre o tema, levando informações sobre os cuidados da saúde masculina, sobretudo à prevenção do câncer de próstata.

Ações de endomarketing para o Novembro Azul

Existe algo que é inegociável e prioritário na vida de todos: a saúde! Por isso, falar desse tema com os colaboradores é fundamental, independentemente da campanha que está sendo tratada naquele mês. O cuidado e preocupação com as pessoas devem estar na lista de prioridades de qualquer organização.

Logo, é fundamental abrir espaços de discussão sobre a saúde masculina, como forma de quebrar os tabus e preconceitos que rondam essa questão, principalmente quando falamos do câncer de próstata.

Uma pesquisa realizada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) apontou que 55% dos homens com mais de 40 anos deixaram de ir ao médico ou realizar o tratamento médico devido à pandemia da Covid-19. Isso reforça o quanto as campanhas sobre a saúde masculina precisam ser difundidas entre as empresas, não apenas em novembro, mas ao longo do ano.Por essa razão, separamos 5 ideias para desenvolver ações de endomarketing do Novembro Azul nas empresas, a fim de levar para frente as informações do combate ao câncer de próstata e o cuidado com a saúde masculina.

1. Incentivo aos exames preventivos

Crie programas que incentivem os homens a realizarem seus exames de prevenção e rotina. Uma ideia é oferecer um dia de folga ou alguma bonificação para aqueles que procurarem o profissional de saúde para o exame, desde que comprove a visita.

Promova a reflexão sobre o uso do plano de saúde e convide todos a pensarem na razão de não utilizarem o benefício na prevenção e autocuidado já que, muitas vezes, o plano é acionado somente nos momentos de necessidade imediata e urgente.Outra maneira de incentivar os exames preventivos é estabelecer parcerias com laboratórios, clínicas e hospitais de confiança para que os homens procurem os profissionais de saúde. Não esqueça de divulgar a parceria por meio de comunicados internos.

2. Cartilhas informativas sobre câncer de próstata

Informação nunca é demais! Distribua cartilhas informativas sobre o câncer de próstata, explicando a doença, os principais sintomas, exames, tratamento e outras informações básicas. Caso você esteja no modelo híbrido ou presencial, imprima a cartilha e distribua aos colaboradores, juntamente com o laço da campanha do Novembro Azul, para que as pessoas possam utilizá-lo em camisetas, por exemplo.Agora, se sua empresa estiver em modelo home office, distribua a cartilha em formato digital por meio de revista eletrônica, newsletter ou pela rede social corporativa, em formato de banners em carrossel.

3. Blue day – o dia da conscientização

Reserve um dia do mês e convide todos os colaboradores a irem para a empresa com uma camiseta azul ou alguma peça de roupa da cor da campanha. Na ocasião, promova um dia dedicado com ações que possam levar informação, conteúdo e dinâmica para todos.

Por exemplo, é possível convidar um especialista para dar uma palestra na empresa com todas as informações a respeito da doença. Pode ser um urologista ou até mesmo uma pessoa que passou pelo câncer e se curou, dando seu testemunho desde a descoberta até a superação da doença.

Promova um café da manhã espalhando mensagens de incentivo aos homens para procurarem o médico e realizarem o exame preventivo. Decore a mesa de azul e incentive todos a entrarem no clima. Não esqueça de divulgar nos canais de comunicação interna para registrar os momentos.Para quem está no home office, aproveite a oportunidade para reunir todos os colaboradores em um momento do dia, seja de manhã ou à tarde, em uma sala online. Convide o palestrante e incentive a todos a montarem sua mesa de café para entrar no clima da ação. Ao final, você também pode enviar um quiz, valendo prêmio, para quem prestou atenção no conteúdo, a fim de fixar as informações ali apresentadas.

4. Arrecadação de doações para instituições

Promover uma ação social também é uma ideia muito bem-vinda, estimulando a solidariedade. Convide todos os colaboradores a doarem produtos de higiene voltados para a saúde masculina, roupas e alimentos para a instituição de caridade que a empresa irá realizar a entrega. Em troca, você pode conceder algum item que reconheça sua ação caridosa, como um cartão especial e um broche da campanha do Novembro Azul. 

Outra sugestão é convidar algumas pessoas do time a realizarem a entrega no dia e registrar o momento. Depois, reunir todos os colaboradores para apresentar fotos e registros de como foi a entrega e, assim, divulgar a ação nos canais internos.Para as empresas que estão no home office, pode ser realizada a tradicional “vakinha” para arrecadar fundos e doações para uma ONG por meio de uma plataforma de arrecadação online.

5. Programação exclusiva para a TV corporativa

Como sempre falamos aqui em nosso blog, caso sua empresa possua a TV corporativa como forma de comunicação com os colaboradores, não deixe de usá-la para a campanha, a fim de receber mais atenção e engajamento do time. 

Considere rodar uma programação exclusiva para a campanha do Novembro Azul com todas as informações pertinentes. Com a TV corporativa, é possível se comunicar com aqueles colaboradores que não trabalham diretamente com um computador ou possuem acesso à internet em seu dia a dia, como é o caso dos times que atuam diretamente no chão de fábrica.

Portanto, dentre os conteúdos que podem ser apresentados na TV corporativa para a campanha do Novembro Azul nas empresas, temos:

  • O que é o Novembro Azul e o câncer de próstata;
  • Como quebrar os mitos e preconceitos a respeito dos exames preventivos;
  • Quais são os links úteis para as pessoas acessarem, como o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer), Ministério da Saúde e SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) por meio de um QR Code;
  • As ações internas realizadas pela empresa, com fotos, mensagens, depoimentos e vídeos das pessoas, relatando sua experiência com a campanha;
  • Vinhetas específicas que chamem a atenção de todos que assistem a programação da TV.

Como forma de ajudar na divulgação do Novembro Azul na sua empresa, baixe gratuitamente o kit do Novembro Azul para Endomarketing e Comunicação Interna. No material, você vai encontrar:

  • Template para TV corporativa;
  • E-mail Marketing;
  • Cartilha informativa;
  • Banner para redes sociais;
  • Stories.

Concluindo…

O meio mais importante para combater o câncer de próstata e acabar com os preconceitos dos homens sobre a prevenção, é a informação. A divulgação correta de tudo que envolve a doença ajuda na luta e na causa, contribuindo para a manutenção da saúde e bem-estar masculino.

Amplie a conscientização desse assunto em todos os meses do ano, uma vez que a saúde não deve ser restringida somente a um único mês, mas constantemente. Faça um convite a todos os colaboradores para que promovam seu autocuidado.Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro do universo do endomarketing, acesse o nosso blog!

Autor: Eduardo Bernardone

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