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Setembro Amarelo nas empresas: 7 ações de endomarketing + Kit de materiais

Setembro Amarelo nas empresas: 7 ações de endomarketing + Kit de materiais

A campanha tem como objetivo promover a prevenção do suicídio e conscientizar as pessoas, a fim de evitar seu acontecimento

Chegou o mês de setembro. O nono mês do ano é dedicado à campanha do Setembro Amarelo, que incentiva a discussão e divulgação de informações sobre a prevenção do suicídio. Esse assunto é muito delicado e cercado de tabus, logo, a campanha surge como uma forma de conscientizar e divulgar os mitos e verdades, bem como apresentar todos os aspectos que envolvem esse grave problema.

O conhecimento sobre as causas e sintomas é necessário para que seja possível ajudar as pessoas que passam por esse problema. Logo, por ser um assunto muito delicado, é necessário abordá-lo de forma segura e com bom senso, a fim de tratá-lo de forma cautelosa e com as informações corretas.

Para apoiar a campanha do Setembro Amarelo nas empresas e promover ações de conscientização com os colaboradores, acompanhe neste material algumas ideias que podem ser promovidas internamente, bem como um kit gratuito de materiais para usar em suas ações de comunicação interna e endomarketing.

Acompanhe!

Sobre a campanha Setembro Amarelo

A iniciativa acontece durante todo o mês, onde espaços públicos e privados estampam o amarelo, que é a cor associada à campanha, como forma de gerar mais visibilidade para a causa. A campanha de prevenção ao suicídio teve origem nos Estados Unidos, motivada por uma triste situação, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos cometeu suicídio em 1994. Ele tinha um Mustang 68 que acabara de ser restaurado e pintado de amarelo por ele mesmo.

No dia do funeral de Mike, a família distribuiu cartões amarrados em fitas amarelas com uma mensagem de apoio para as pessoas que, por ventura, estivessem enfrentando problemas emocionais, buscassem ajuda.

A partir daí, essa ação dos cartões espalhou-se pelo país e motivou um movimento de prevenção ao suicídio, sendo a fita amarela o símbolo da campanha até hoje.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 por um trabalho em conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com o objetivo de associar a cor da campanha ao mês que marca o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.

A importância da campanha

O assunto é sensível, mas precisa ser discutido para acabar com mitos e tabus, de forma responsável, na divulgação das informações, a fim de auxiliar as pessoas com a prevenção e recursos que possibilitem a identificação de sinais e sintomas que antecedem o suicídio. Além, é claro, de apresentar os tratamentos adequados para a saúde mental e emocional.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio com um atendimento voluntário e gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (188), email e chat 24 horas por dia. O site para mais informações é: https://www.cvv.org.br/

Ações de endomarketing para o Setembro Amarelo

Uma organização é feita de pessoas, e essas pessoas também precisam de atenção e cuidado. Logo, abordar temas relevantes sobre saúde mental nas organizações e apoiar a campanha, seja em instituições públicas e privadas, contribuirá para disseminar informações a cerca da prevenção do suicídio, bem como acabar com mitos e tabus.

Segundo relatório do Enap – Escola Nacional de Administração Pública, que reúne os principais dados sobre saúde mental no trabalho, uma pesquisa revelou que 49% das pessoas disseram que não acreditam que seu líder imediato saberia o que fazer caso houvesse uma conversa sobre um problema de saúde mental.

Portanto, é muito importante abrir espaço para que sejam difundidas informações sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. Dessa forma, as pessoas podem se informar a respeito e, também, quebrar barreiras para que esse assunto seja melhor abordado, não ficando restrito, apenas, em setembro, mas que perdure em atividades durante o ano todo.

Sendo assim, confira 7 ideias de ações de endomarketing que separamos neste artigo e que podem ser realizadas na sua empresa como forma de contribuição e apoio ao Setembro Amarelo.

1. Palestra com especialistas

Para falar com propriedade sobre o tema de saúde mental, nada melhor do que convidar um especialista para abordar esse assunto com os colaboradores. Trazer um profissional da área, como um psicólogo, ajuda na propagação de informações corretas, trabalhando com temas como, ansiedade, depressão, autoconhecimento, etc.

A palestra pode ser realizada de forma presencial na empresa ou online, podendo ampliá-la como uma live nas redes sociais. Para isso, é importante montar um planejamento e, ao final, estabelecer uma roda de conversa entre os colaboradores, como forma de compartilhar experiências e histórias de superação. Além, é claro, de solucionar dúvidas sobre o tema e aprofundar mais sobre o assunto abordado.

2. Conteúdo sobre saúde mental

A campanha do Setembro Amarelo pode ser um início para estruturar uma série de conteúdos a longo prazo sobre saúde mental que não, necessariamente, precisam ser abordados somente em setembro. Caso sua organização conte com uma Universidade Corporativa, você pode criar materiais de apoio sobre esse tema e disponibilizar para os colaboradores. Crie uma trilha de aprendizagem específica para isso, com aulas sobre autoconhecimento e outros assuntos relevantes.

Além disso, é possível disponibilizar conteúdos que possam ser divulgados nos canais de comunicação interna da empresa de forma constante, a fim de reforçar as informações que possam auxiliar o time e ajudar na prevenção do suicídio. Por exemplo, uma programação específica para a TV corporativa, podcast, posts nas redes sociais internas da empresa, etc.

Considere, também, capacitar a liderança para que possa ter um olhar mais atento e sensível aos seus colaboradores, promovendo treinamentos e palestras que também ajude-os nesse processo. Afinal, a empresa é formada por pessoas e precisa estar cada vez mais atenta ao olhar humanizado das relações de trabalho.

3. Decoração da empresa com a marca da campanha

Para engajar a todos com o Setembro Amarelo, uma boa dica é decorar a empresa com as cores da campanha nos ambientes. Dessa forma, o escritório ficará decorado o mês todo e ajudará a reforçar a importância da ação. Dentre os itens decorativos que podem ser feitos, com uma ação proposta em cada um deles, há algumas sugestões:

  • Espalhar balões amarelos com o símbolo da campanha pelas áreas comuns da empresa, fábrica e escritórios;
  • Colocar mensagens de apoio nas paredes e nas mesas dos colaboradores;
  • Se for possível, trocar a iluminação externa da empresa;
  • Colocar um girassol na mesa de cada um, como símbolo da valorização da vida, onde cada um pode cuidar desse girassol;
  • Decorar o mural da empresa com faixas e cartazes;
  • Distribuir as fitas de conscientização amarelas para cada colaborador colocar no crachá ou no uniforme;
  • Divulgar o material da campanha em sua TV corporativa para que a mensagem alcance a todos os colaboradores.

Além disso, aproveite os balões e separe alguns deles para colocar mensagens de apoio dentro de cada um. Assim, você pode entregar os balões para os colaboradores estourá-los e ler a mensagem que tem dentro.

4. Pausas e intervalos com atividades

Com o home office em alta, os profissionais acabam trabalhando sem pausas durante o dia, contribuindo para o esgotamento mental e estresse. Estimular pausas durante o expediente ajudará a distrair e relaxar. Sendo assim, sua empresa pode promover encontros semanais de 30 minutos, por exemplo, para práticas de meditação ou exercícios de alongamento para a saúde e bem-estar do corpo. 

Além disso, ainda promoverá a interação com os colegas, já que com o trabalho remoto, as pessoas podem ficar por muito tempo sozinhas. Dessa forma, é possível relaxar um pouco na tensão do dia e se aproximar um pouco mais das outras pessoas, mesmo que à distância e por videochamada.

5. Parcerias com serviços para a saúde e bem-estar

Procure parcerias de profissionais, aplicativos e serviços em que os colaboradores possam utilizar para conectar-se consigo mesmo e cuidar de sua saúde mental e bem-estar. Por exemplo, oferecer um voucher para aplicativos de terapia guiada para ajudar com o estresse, ansiedade, autoestima, insegurança, etc. 

Outra ideia é fechar parceria com psicólogos e terapeutas para aqueles que buscam um profissional para consultas sobre suas dificuldades emocionais, tendo em vista facilitar o acesso a esses atendimentos.

Como um plus, também é possível desenvolver programas de benefícios internos que possam estimular o bem-estar, a fim de que as pessoas tenham um momento de relaxamento. Por exemplo, um vale-cultura para shows, peças de teatro, museus, etc.

6. Semear a vida

O girassol é o símbolo da campanha do Setembro Amarelo e que está sempre em busca do sol, sendo sua cor a expressão da vitalidade. Quando o sol se esconde num dia nublado ou entre as nuvens, o girassol busca sua luz com persistência e força.

Portanto, uma ação que pode ser desenvolvida para o mês é presentear os colaboradores com sementes de girassol, convidando-os ao seu plantio e cuidado. Dessa forma, ele poderá se lembrar a cada dia de cuidar do seu vaso de girassol, persistir no crescimento e desenvolvimento para a vida.

Ao presentear o colaborador, coloque uma mensagem de incentivo e apoio junto à semente para que ele se lembre da proposta e da importância desse cuidado diário, mesmo depois de florido.

7. Programação exclusiva para a TV corporativa

Caso sua organização possua a TV corporativa como um canal de comunicação interna, deixe uma programação exclusiva para a campanha do Setembro Amarelo. Com seu poder de alcance a todos os colaboradores, mesmo para aqueles que não possuem acesso a um computador ou internet no dia a dia de trabalho, a TV pode auxiliar na divulgação das informações.

Dentre os conteúdos que podem ser mostrados na TV corporativa, é possível apresentar os assuntos, como:

  • O que é a campanha do Setembro Amarelo;
  • Quais são os mitos e verdades;
  • Informações úteis sobre o CVV e como buscar ajuda;
  • Agenda das ações internas da campanha;
  • Vinhetas específicas.

Para ajudar na divulgação da campanha na sua empresa, baixe gratuitamente o kit do Setembro Amarelo para Endomarketing e Comunicação Interna. No material, você vai encontrar:

  • Template para TV corporativa;
  • E-mail Marketing;
  • Cartilha informativa;
  • Banner para redes sociais;
  • Stories.

Concluindo…

É cada vez mais necessário quebrar os tabus e mitos envolvidos sobre o suicídio, de tal forma que as informações corretas sobre os sintomas, causas e prevenções sejam divulgadas, trazendo um convite à reflexão.

Portanto, é muito importante que o tema saúde mental seja amplamente divulgado e debatido, não somente em setembro, mas em todos os meses do ano. Se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro do universo do endomarketing, acesse o nosso blog!

Autor: Eduardo Bernardone

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