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5 dicas fundamentais para melhorar o clima organizacional na sua empresa

5 dicas fundamentais para melhorar o clima organizacional na sua empresa

Conheça quais são os pontos fundamentais para criar um ambiente de trabalho positivo

Criar um ambiente de trabalho satisfatório para todos os colaboradores é um desafio constante para qualquer empresa. Então, o que precisa ser feito para manter e melhorar o clima organizacional? Quais são as estratégias que podem ser implementadas para manter os profissionais motivados e produtivos?  

Segundo estudo desenvolvido pela Universidade de Warwick, em parceria com a Social Marketing Foundation, colaboradores que são felizes no trabalho tornam-se 12% mais produtivos. 

Portanto, confira no artigo de hoje o que é o clima organizacional e tenha acesso a 5 dicas essenciais para aplicá-las na sua empresa, fortalecer a confiança dos colaboradores e melhorar sua percepção.

Conceito de clima organizacional

Clima organizacional é a percepção coletiva que o colaborador possui em relação à empresa e ao ambiente de trabalho em que está inserido. Tal percepção ocorre pela cultura e pelos valores da organização, relações interpessoais com a liderança e pares de trabalho, estrutura física e gerencial da empresa, bem como os processos e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Nesse contexto, podemos entender o que pode ser um bom ou mau clima organizacional, cujos estados estão ligados com os níveis de produtividade dos colaboradores, absenteísmo, taxa de rotatividade e NPS interno.

Mas como saber o nível de percepção dos colaboradores em relação ao clima organizacional? Simples! Basta perguntar aos próprios colaboradores por meio de um questionário, também conhecido como pesquisa de clima organizacional.

A pesquisa de clima é uma estratégia muito importante para captar as opiniões dos colaboradores com relação à empresa como um todo, a fim de identificar os pontos de melhorias, bem como o que está dando certo. As perguntas podem ser desenvolvidas para levantar os seguintes pontos: 

  • Nível de satisfação com a comunicação interna da empresa; 
  • Motivação e reconhecimento;
  • Relacionamento com a liderança, gestores e diretores;
  • Remuneração e plano de carreira.

Dicas para melhorar o clima organizacional da empresa

Sabendo do conceito de clima organizacional e qual sua importância para a empresa como um todo, além da aplicação da pesquisa como ferramenta de apoio para insights e melhorias, é hora de conhecer 5 dicas importantes para melhorar o clima organizacional da empresa e alcançar esse resultado. Veja abaixo:

1. Criar programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores

A capacitação do profissional é constante e pode ser estimulada pela empresa por meio de treinamentos, cursos e palestras. Os próprios líderes, gestores e colaboradores, além de convidados externos, podem abordar temas da área profissional, liderança, desenvolvimento de carreira, etc. 

Contar com um programa de educação corporativa é uma oportunidade para a melhora do clima organizacional, uma vez que dentro de tal programa é possível transmitir e reforçar a cultura da empresa, além de estimular o aprendizado constante dos profissionais de “dentro de casa”.

Os colaboradores poderão se sentir motivados e valorizados, entendendo sua importância na organização e como sua qualificação pode contribuir com os resultados e inovações na área em que atuam na organização. Além disso, a troca de conhecimento e experiências constrói um ambiente mais colaborativo em que colaboradores, líderes e gestores possam compartilhar e multiplicar o conhecimento.

2. Estimular a participação dos colaboradores na exposição de ideias e sugestões

Um ambiente de trabalho saudável é aquele em que líderes e liderados estão em sintonia. Ou seja, onde expor ideias e ouvir o que é proposto andam de mãos dadas. E para que seja possível construir confiança nos processos de trabalho, é necessário que exista abertura para que os colaboradores exponham seus pontos de vista, construam ideias e participem ativamente com opiniões.

De acordo com a Gallup, os colaboradores que possuem gestores que estão dispostos a ouvi-los sobre problemas relacionados ao trabalho têm 62% menos chance de se esgotar. Isso porque, ao se sentir ouvido, o profissional entende que a sua voz e opinião tem importância naquele momento.

Todavia, é fundamental que a política de gestão e cultura da empresa permita essa interação e participação dos colaboradores. Uma ideia é a criação de comitês e conselhos internos com os próprios colaboradores e o RH, que podem ser definidos por indicação de seus colegas. O objetivo visa discutir ações específicas, como datas comemorativas ou sugestões trazidas pelos colegas de equipe para algum ponto em específico. 

Dessa forma, os profissionais poderão resgatar o sentimento de pertencimento e estarão encorajados para contribuir com ideias e opiniões. O feedback também entra nessa equação, em que a transparência e proximidade entre líder, liderado e pares de trabalho fortalece o diálogo e a troca de experiências.

3. Fortalecer o endomarketing com ações que potencializam o engajamento

O endomarketing é uma estratégia voltada para ações internas na empresa, cujo objetivo visa gerar um time mais engajado e comprometido, fortalecendo a marca empregadora e contribuindo com a retenção de talentos. Logo, tal prática é fundamental para criar um clima organizacional positivo, justamente porque as ações desenvolvidas trazem maior vivência com a cultura e valores da empresa.

As campanhas internas contribuem para um ambiente em que seja possível compartilhar momentos com os pares de trabalho e, assim, gerar mais descontração entre os colaboradores. Todavia, é necessário apostar em ações que condizem com o perfil do público interno e a cultura organizacional, para que seja possível criar atividades mais assertivas e com maior participação.

Um exemplo são as ações de conscientização que ocorrem todos os meses, como, por exemplo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Nesses períodos, é possível criar campanhas de doação, cartilhas informativas e palestras em que seja possível a participação do time.

4. Acompanhar e gerenciar o Employee Experience

Employee Experience é o conceito ligado à experiência que um colaborador construirá dentro de uma organização, que se inicia desde a contratação até o desligamento da empresa. Por essa razão, é importante se perguntar como construir uma boa experiência para essa pessoa, a fim de garantir o melhor clima organizacional durante toda sua jornada dentro da companhia.

Toda essa experiência está vinculada à interação do profissional com a empresa como um todo e que competem aos seguintes fatores: 

  • Desenvolvimento de pessoas e treinamentos;
  • Acompanhamento de indicadores de performance com uma cultura do feedback bem consolidada;
  • Quebra de barreiras na comunicação com líderes, gestores e pares de trabalho, onde possa existir acessibilidade para ouvir e falar;
  • Processos bem definidos e organização no dia a dia.

5. Garantir a eficiência da comunicação interna

Outro fator importante para melhorar o clima organizacional é a comunicação interna. Manter os colaboradores bem informados é uma prática que permite que todos estejam “na mesma página”, evitando ruídos de comunicação. Dessa forma, o colaborador vai se sentir ainda mais por dentro dos acontecimentos da empresa e, consequentemente, ficará mais engajado com os propósitos e cultura da organização. 

Para isso, o processo de comunicação deve funcionar em todas as áreas da empresa. Logo, é fundamental estabelecer conteúdos que realmente despertem a atenção dos colaboradores, com uma linguagem clara, acessível e que se identifique com o perfil do público interno. 

Alguns exemplos de conteúdos que podem ser veiculados:

  • Aniversariantes, tempo de casa e colaboradores que mandaram bem no mês;
  • Notícias institucionais e eventos internos da empresa;
  • Comunicados do RH;
  • Datas comemorativas;
  • Notícias de portais externos em editorias específicas, como entretenimento, clima e tempo;
  • Indicadores e resultados da empresa.

Vale destacar que o papel do líder e gestor no processo de comunicação também é fundamental para criar esse vínculo e proximidade com a equipe.

Concluindo…

Melhorar o clima organizacional é fundamental para evitar o desgaste do ambiente de trabalho no que diz respeito às relações interpessoais, falta de produtividade e desmotivação, alta taxa de turnover e absenteísmo. 

A pesquisa de clima fornecerá os subsídios e insights necessários para identificar como está a situação do ambiente corporativo e quais os pontos que precisam ser melhorados para mudar o cenário. 

Um desses pontos é a comunicação interna, que, se bem trabalhada e desenvolvida, ajuda a reduzir os efeitos do clima negativo na empresa e, consequentemente, mantém todos os colaboradores bem informados. Para isso, a SuaTV pode lhe ajudar a manter a comunicação em alta e potencializá-la por meio de TV corporativa e gestão de conteúdo em tempo real em uma plataforma 100% online. Para saber mais sobre a solução que revoluciona a comunicação interna, clique aqui e fale com nossos especialistas!

Este conteúdo foi publicado originalmente em 15 de novembro de 2021 e vem sendo atualizado, desde então.

Autor: Eduardo Bernardone

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