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Cultura do Feedback: conheça e aplique em sua empresa

Cultura do Feedback: conheça e aplique em sua empresa

A cultura do feedback tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas que buscam transparência nos diálogos entre líderes e colaboradores

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com isso, exige-se que os profissionais estejam em constante evolução. Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, quase 9 milhões de brasileiros perderam o emprego durante a crise causada pelo coronavírus. Essa pressão natural pode deixar muitos colaboradores apreensivos sobre a permanência de seu cargo, principalmente em um momento de crise, como vivemos atualmente com a pandemia causada pela Covid-19. Levando isso em conta, a cultura do feedback nas empresas se torna mais do que necessária.

Os líderes precisam, cada vez mais, ter a equipe “nas mãos” — o que é um verdadeiro desafio. As correções e os elogios devem acontecer na hora certa, pois os feedbacks acabam influenciando diretamente no dia a dia do colaborador — que precisa estar motivado e engajado com os valores da empresa para se manter produtivo.

Sobre o feedback

Explicando de forma didática, o feedback é a comunicação de “A” para “B”, de como “A” percebe o comportamento de “B”. É uma prática fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador — independentemente de qual parte hierárquica ele pertença. Por isso, a cultura do feedback deve fazer parte de uma organização que deseja ter um espaço aberto de diálogo entre os seus colaboradores e gestores.

Muitas vezes, por falta de liberdade, o colaborador pode guardar para si mesmo pensamentos, opiniões e até mesmo ideias que possam ajudar o restante do time ou a corporação. Isso acontece porque, muitas vezes, há o hábito de se tratar o feedback como algo negativo. E é por isso que muitos colaboradores ficam receosos de passar um feedback sobre alguém de sua equipe ou até mesmo sobre algum gestor.

A conversa também deve ser realizada quando o colaborador acerta. Isso mostra que o gestor está acompanhando a sua evolução de perto. Essa atitude valoriza e motiva qualquer profissional a alcançar resultados ainda melhores.

Essa estratégia deve ser vista como um fator de desenvolvimento e não somente como uma crítica negativa, mas sim construtiva. Ela serve para mostrar ao colaborador onde está o erro e como ele deve ser corrigido; ou até expor onde ele acertou, para continuar com ações positivas ou até mesmo aprimorá-las em busca de resultados ainda melhores.

Cultura do feedback: o que é?

Basicamente, a cultura do feedback se trata da frequência do exercício de dar um retorno sobre as ações dos colaboradores — sejam elas positivas ou negativas.O objetivo é criar um ambiente favorável ao diálogo, deixando sempre aberto o espaço para conversa entre colaboradores e gestores.

A prática constante do feedback auxilia o colaborador a enxergar como a empresa avalia o seu trabalho em relação ao que foi combinado previamente no plano de ação. É interessante que seja feito em um período determinado de tempo, pois é uma forma dos gestores compreenderem as dificuldades do dia a dia dos colaboradores.

O hábito constante de aplicar feedbacks deixará todos — colaboradores e gestores — mais confortáveis para o diálogo.

Reunião de Feedback

Esse é um momento de grande importância. É na reunião de feedback que o gestor terá a oportunidade de conhecer melhor o seu colaborador ou até mesmo o seu time — isso porque as reuniões podem ser individuais ou em grupo.

No caso das reuniões individuais, é um momento para o gestor passar o que é necessário para o colaborador e também é hora de ouvir os seus anseios e opiniões. É relevante que o gestor construa um vínculo de confiança, para que o colaborador seja o mais transparente possível.

Quando se trata de reunião de feedback em grupo, deve ser tratado apenas assuntos gerais, pois tratará de temas que envolvem todos os participantes (que geralmente são de uma mesma equipe). Nas duas situações, deve-se tratar como um tempo de receber informações e orientar ações e estratégias, visando o crescimento de todos.

Quando e como aplicar o feedback?

A rotina de aplicação de feedback deve fazer parte do dia a dia da corporação. O ideal é cada empresa optar pelo período que se adeque às necessidades e ao formato de trabalho. O mínimo recomendado é que tenha, pelo menos, um feedback oficial por semestre. Porém, em alguns casos, as empresas podem optar por um período mensal, bimestral ou trimestral. Serão fixos, com datas marcadas previamente, com objetivo de expor o desempenho do colaborador e a perspectiva do gestor perante a ele.

Todavia, o feedback pode ser aplicado quando o líder achar necessário — seja para cobrar algo que não esteja sendo realizado ou até mesmo para elogiar um resultado alcançado. É importante que o gestor saiba o momento certo de passar o feedback. Um exemplo é quando o colaborador não está indo bem e as conversas acontecem repetidamente: isso pode acabar não sendo benéfico para ambas as partes, pois pode haver desgaste entre ambos. Para aplicar o feedback de forma efetiva, é necessário que o líder esteja com as métricas muito bem esclarecidas, mostrando todos os objetivos almejados.

Principais benefícios

Implantar a cultura do feedback pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. A primeira questão é a aproximação entre o gestor e colaborador, que será proporcionada pela prática. Com isso, se estabelecerá uma relação de confiança, onde o colaborador olha para o líder como alguém que ele pode contar para ajudar a melhorar os seus resultados.

O feedback também serve como um alerta para o colaborador. Ele dá uma chance de aprimorar suas habilidades ou até tomar conhecimento de algo que não está sendo positivo para a corporação; evitando, assim, uma surpresa caso aconteça uma possível demissão.

Outro ponto positivo é a diminuição do turnover dentro da empresa. Ao aplicar o feedback com periodicidade, a equipe tem a oportunidade de melhorar o seu desempenho, além de mostrar ao gestor que está ao seu lado, apoiando suas ações.
Isso desencadeará em colaboradores mais produtivos e motivados — alinhados com os ideais da empresa. A cultura do feedback também ajuda na retenção de talentos, além de deixar os gestores mais atentos sobre os acontecimentos de sua área, tornando-os mais assertivos na hora de corrigir problemas.

Colaboração e comunicação entre os colaboradores

A prática irá estimular a ajuda entre os colaboradores. Todos ficarão confortáveis para dizer a um par ou até mesmo a um líder onde ele pode melhorar ou onde ele está errando. A cooperação entre os colaboradores é resultado de engajamento com a corporação, processo que a cultura do feedback favorece.

Quando há um espaço aberto para diálogo, os ruídos de comunicação — como fofocas e desentendimentos — são diminuídos ou até mesmo eliminados. Os colaboradores não se sentem excluídos ou perseguidos e com isso os conflitos são minimizados. Logo, essa estratégia fortalece o trabalho em equipe.

Como implantar

Implantar a cultura do feedback não será tarefa fácil e demandará tempo, afinal, os resultados não serão vistos a curto prazo. No início, alguns colaboradores podem se sentir desconfortáveis, por conta da falta do hábito do feedback (deduzindo que a empresa não tenha essa cultura, pois está querendo implantá-la). Para que essa estratégia seja colocada em prática de forma assertiva, é preciso seguir algumas etapas.

A primeira coisa a se fazer é passar segurança ao colaborador na hora da conversa, mostrando que ele também tem espaço para dizer o que pensa e que o feedback é uma forma de desenvolvimento. É preciso que o gestor conheça o perfil de cada pessoa de seu time para passar a mensagem com a melhor abordagem possível, buscando sempre ter empatia nas falas.

Com isso, o colaborador se sentirá valorizado e enxergará que as suas dificuldades no desenvolvimento de alguma atividade são vistas como oportunidades para que ele evolua na corporação — e não como uma fraqueza.

É de extrema importância solicitar um feedback do colaborador sobre a participação do gestor em suas ações. Por isso, o líder precisa sempre estar aberto a críticas e elogios, além de deixar isso bem claro para que a conversa ocorra de forma natural.

Planejamento prévio

De antemão, para aplicar um feedback cobrando algo que deixou de ser feito ou até mesmo para elogiar uma entrega, o gestor deve estabelecer um plano de ação, expondo todas as atividades que devem ser feitas com descrição, objetivo e prazo.

É preciso definir todas as etapas que devem ser seguidas para atingir o objetivo final de cada tarefa. Isso ajudará o gestor na hora de passar o feedback, principalmente se ficar faltando algo por parte do colaborador, pois será possível avaliar quais passos faltaram. O objetivo é que, para a próxima entrega, ele saiba onde errou para poder ajustar.

Dessa forma, ficará claro ao colaborador sobre o que deve ser feito e facilitará a vida do gestor na hora de passar o feedback, pois será possível analisar todas os passos que precisavam ter sido cumpridos para a conclusão da tarefa em específico com métricas claras.

Aplique treinamentos

Os treinamentos também são ótima alternativa para ajudar na adesão da cultura do feedback na empresa. Foque em temas de relacionamento entre os colaboradores e sobre processos que acontecem na corporação. Aproveite o conhecimento de seus próprios colaboradores para passar workshops para seus colegas de trabalho. Isso dará confiança a todos e também abrirá um espaço de desenvolvimento pessoal e profissional.

Esses treinamentos podem acontecer de forma presencial ou até mesmo online, de acordo com a preferência da empresa. Alimentar os colaboradores com conhecimento irá fazer com que ele se sinta ainda mais valorizado pela corporação.

Feedback à distância

Com a pandemia, muitas empresas adotaram o formato home office. Nesse caso, o feedback para ambas as partes — líder e colaborador — se torna ainda mais importante. No entanto, fique tranquilo: as etapas a serem seguidas são as mesmas e a forma de aplicar não se altera. O que vai mudar, agora, é que não estarão frente a frente fisicamente.

E para “igualar” ao máximo a conversa presencial, o gestor deve escolher uma plataforma que possibilite uma conversa por videoconferência, como o Google Meet, Skype, Zoom e entre outras ferramentas disponíveis no mercado.

Concluindo…

Ao longo do texto, fica evidente que a cultura do feedback é fundamental para todas as corporações. Ela ajuda no desenvolvimento pessoal de todos — gestores e colaboradores. Um espaço aberto para críticas e sugestões será fundamental para o crescimento da companhia e amadurecimento do time.

A implantação deve ser feita seguindo algumas etapas para o melhor resultado possível. É importante que o gestor avalie se está dando resultados, para aprimorar sua abordagem ou até mesmo identificar que está indo pelo caminho certo. Após adesão dos colaboradores, será visto como uma prática natural do dia a dia da empresa.

A cultura do feedback não pode ser deixada de lado e deve acontecer com periodicidade. No fim das contas, todos saem ganhando: líderes, colaboradores e empresa.

Autor: Marketing SuaTV

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