SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

Endomarketing

4 ações de endomarketing para o Carnaval

4 ações de endomarketing para o Carnaval

Veja como a data pode ser perfeita para que as empresas promovam interação entre os colaboradores

Em fevereiro é comemorado o carnaval. Após um período sem poder acontecer devido à pandemia, a festa retornou com muita folia nas ruas. E, por esse motivo, é importante que as empresas criem ações de endomarketing para aproximar os colaboradores, motivando-os de um modo divertido, criando climas descontraídos dentro da empresa e trazendo, como resultado dessas ações, uma equipe mais colaborativa.

É importante destacar que, segundo uma pesquisa da Deloitte, os gestores e líderes entendem que a experiência dos colaboradores é fundamental para seu engajamento e produtividade para com o negócio, representando 85% dos respondentes. Dentre esses profissionais, 28% também indicou que esse assunto é uma questão urgente nas organizações.

Logo, isso quer dizer que no pacote de experiências do colaborador também está presente como a empresa realiza ações de datas comemorativas que promovam a aproximação entre todos.

Por isso, a SuaTV separou para você quais são as 4 ações de endomarketing para o carnaval que a sua empresa pode fazer para engajar o seu time. 

Acompanhe!

1. Eventos Internos

Uma forma de aproximar os colaboradores é realizar comemorações dentro da empresa com decorações de carnaval, comidas e bebidas para animar a equipe e trazer o espírito festivo para o ambiente de trabalho. 

Para animar ainda mais, por que não criar um concurso de melhores fantasias de carnaval? Dessa forma, todos poderão ir caracterizados, seja presencialmente ou online. Ao final do evento, abre-se uma votação para o colaborador que teve a melhor fantasia. O vencedor(a) pode ganhar um prêmio como forma de reconhecimento de sua criatividade, podendo ser voucher para um restaurante, um eletroportátil, etcDessa forma, é possível estimular a participação dos colaboradores, aumentar o engajamento para entrar no clima e fazer um evento interno de sucesso.

2. Happy Hour Virtual

A sua equipe ainda está em home office? Não tem problema! Que tal organizar um happy hour virtual com uma super live? É importante criar um momento de descontração para aqueles que não podem, por algum motivo, participar de uma festa presencial. Preparar um evento desse porte para a equipe é essencial para aproximá-los e motivá-los. Dentre as possibilidades para criar um evento online, é possível realizar:

  • Desafio de música: os colaboradores podem se inscrever para cantar canções clássicas de carnaval, ou até mesmo, produzir marchinhas. A partir disso, estabelecer um concurso para quem mandou bem no desafio e fazer uma votação online no momento da live.
  • Concurso de fantasia online: os colaboradores podem participar tirando fotos deles mesmos usando fantasias criativas para serem escolhidas entre o próprio time de qual foi a melhor;
  • Concurso de dança: também é possível promover um concurso em que o time pode gravar uma dança, seja uma trend ou uma coreografia com as músicas em alta do carnaval. O melhor coreógrafo e dançarino podem ser premiados;
  • Atividades interativas: também é possível promover jogos e atividades divertidas, como quizzes sobre carnaval ou um bingo online valendo prêmios chamativos, como eletrodomésticos, vale-viagem, etc.

3. Avaliação de desempenho… Nota 10!

Que tal aproveitar o momento de encontro com todos os colaboradores e apresentar os resultados da organização referentes ao último mês, usando a dinâmica de apuração das escolas de samba?

Para entrar no clima, você pode separar os setores da empresa com nomes criativos, como: Unidos do Marketing, Acadêmicos do Sucesso do Cliente, Unidos do Financeiro, e por aí vai. 

Para cada indicador, é possível atribuir uma nota. Por exemplo, para os Unidos do Marketing, na categoria Geração de Leads, dá-se uma nota, de acordo com o resultado do período. Para os Acadêmicos do Sucesso do Cliente, na categoria NPS, a mesma coisa e por aí vai.

4. Indicação dos colaboradores na TV corporativa

Os colaboradores podem usar o espaço da TV corporativa para indicar lugares e atividades para todos aqueles que vão pular carnaval, ou para aqueles que preferem descansar e ficar longe da folia. O importante é participar!

Você pode convidar um representante de cada departamento para reunir as principais indicações do time, como lugares para viajar, programação com os melhores bloquinhos de carnaval, lugares turísticos para conhecer, etc. Assim, o time de comunicação interna reúne todas informações e transmite as indicações para a TV corporativa, dando os créditos e destacando os colaboradores que contribuíram com as indicações.

Concluindo…

As ações de endomarketing para comemorar o carnaval são muito mais que apenas uma festa entre os colaboradores da empresa. São atividades em que a organização consegue aperfeiçoar o engajamento e unir o time, aproveitando a data comemorativa para fortalecer a cultura organizacional. Aplicar essas ações, de acordo com o seu negócio, ajudará a estimular a equipe e torná-la cada vez mais colaborativa e com vontade de vestir a camisa da empresa.

Se você gostou do conteúdo, acesse o nosso blog e fique por dentro do universo do endomarketing e comunicação interna. São dicas e temas que vão ajudar sua empresa a ter novas ideias e aplicar as melhores estratégias.

Autor: Eduardo Bernardone

Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima