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Comunicação Interna

5 práticas de comunicação interna que não podem faltar na empresa

5 práticas de comunicação interna que não podem faltar na empresa

Eduardo Bernardone

24 de dezembro de 2021

Planejar, executar e mensurar são ações fundamentais dentro da estratégia de comunicação da organização

As boas práticas de comunicação interna são necessárias na rotina da empresa, independentemente de seu tamanho, segmento e estrutura. Apenas 13% dos colaboradores concordam que a liderança da sua organização se comunica de maneira eficaz com o restante da corporação, segundo dados divulgados pela Gallup.

Por isso, manter os colaboradores alinhados com os objetivos e estratégias da organização é fundamental para o sucesso do negócio e da produtividade. Além disso, tal prática serve para deixá-los bem informados sobre as principais informações e acontecimentos da companhia.

Logo, conheça algumas ações que precisam fazer parte do planejamento e da estratégia de comunicação com o público interno. E, nesse sentido, veja como alcançar bons resultados a partir delas.

1. Entender qual é o perfil do público interno da organização

Planejar é preciso! Para que a comunicação interna dê resultados, as pessoas fiquem engajadas e a mensagem seja disponibilizada para todos, é fundamental criar um planejamento bem estruturado. Esse plano precisa englobar aspectos, como: linguagem da comunicação, canais que serão usados para transmitir as mensagens, os conteúdos que serão disponibilizados e um cronograma mensal para não perder o timing da programação.

Outro fator preponderante é entender quem vai receber esse conteúdo e quais as necessidades que devem ser atendidas. Em outras palavras, é conhecer, de fato, o grupo de colaboradores e qual seu perfil, experiências e comportamentos. Assim, a definição de qual linguagem a ser adotada (mais formal ou descontraída) e os canais de comunicação a serem usados será mais assertiva.

Suponhamos que para uma empresa que possua um público interno mais jovem, convém estabelecer uma linguagem mais leve e que se aproxime do universo dessas pessoas, desde que esteja alinhada com os valores e cultura da organização.

2. Manter uma linguagem clara e acessível

É papel fundamental do profissional de comunicação interna manter a linguagem clara, didática e acessível para todos. Quando um departamento se comunica com outra área ou com a empresa, é importante que a mensagem seja a mais clara possível, evitando termos técnicos de difícil compreensão.

Por exemplo: o time de marketing realizou uma campanha de sucesso e deseja comunicar os resultados com a empresa. Logo, é necessário deixar a linguagem atrativa e acessível para que todos possam compreender. Além, é claro, de selecionar o canal que melhor se enquadra para que a mensagem alcance todos os colaboradores.

3. Permitir ao colaborador contribuir na produção de conteúdo

É importante que, no processo de comunicação interna, os colaboradores também sejam protagonistas e tenham voz. Ou seja, que participem ativamente nas ações e interajam por meio dos canais de comunicação disponíveis. Dentro desse processo, eles ajudam com ideias e sugestões que sejam úteis para as estratégias e que podem ser compartilhadas por meio de pesquisas internas de NPS, comentários e produção de conteúdo.

Um exemplo prático que pode ser adotado é que os próprios colaboradores reúnam as informações de sua área e repassem ao profissional de comunicação interna para que ele compartilhe com a empresa. Dentre esses conteúdos, podem ser compartilhados:

  • Novidades sobre quem mandou bem na área;
  • Resultados e metas alcançadas;
  • Indicações de livros, séries e filmes;
  • Novos clientes;
  • E muito mais.

Nós, da SuaTV, adotamos essa prática com os colaboradores, cujo programa é nomeado como “Repórteres da Área”. A ação tem contribuído e muito para o engajamento do time, a fim de que todos estejam por dentro de todas as principais novidades da organização, além dos próprios colaboradores ajudarem na comunicação interna da empresa. 

Uma pessoa por departamento é eleita como “repórter” para ser responsável em captar as principais informações da área e compartilhar com toda a empresa. Assim, a comunicação interna fica ainda mais rica e auxiliada pelo próprio time.

4. Mensurar os resultados para melhoria das ações

Outro ponto a ser considerado na comunicação interna é a mensuração de resultados sobre as ações. Por meio dessa análise, é possível descobrir quais são as melhorias que podem ser implementadas a partir dos números e indicadores apresentados, bem como identificar as potencialidades e forças a serem aproveitadas.

Para observar os resultados e realizar a mensuração exata, é importante que se tenha clareza dos objetivos traçados com a comunicação interna e, dessa forma, definir as métricas para esses objetivos. Por exemplo:

  • Qual foi o número de aberturas e cliques na campanha de e-mail?
  • Qual foi o número de visualizações do conteúdo postado na rede social interna?
  • Quantos colaboradores participaram do evento online ou do treinamento realizado?
  • Qual é a taxa de turnover e absenteísmo?

Outra forma de mensurar a efetividade das ações é elaborar uma pesquisa sobre o nível de satisfação de uma ação específica por meio de formulários que sejam fáceis e breves de serem respondidos.

5. Escolher os canais de comunicação adequados

A última prática é sobre a definição dos canais de comunicação interna adequados para a veiculação da mensagem. Essa etapa precisa ser avaliada no processo de planejamento, uma vez que a escolha ajudará no alcance da mensagem para os colaboradores e no fortalecimento do engajamento.

É importante entender onde os colaboradores estão presentes para que a mensagem chegue até eles, seja online ou offline. A TV corporativa, por exemplo, é o meio de comunicação que possui um grande impacto visual e alcance de mensagem, podendo ser colocada em pontos estratégicos, a fim de que todos possam assistir ao conteúdo transmitido na tela.

Com a SuaTV, por exemplo, é possível segmentar a mensagem por departamentos e filiais, a depender da estratégia de comunicação estabelecida. Além disso, dá para usar a mesma programação da TV corporativa de maneira digital para todos os colaboradores, mesmo os que estão em home office. Assim, as pessoas ficam por dentro dos conteúdos e não perdem nenhum detalhe.

No artigo deste link é possível ter um panorama mais completo de quais são as ferramentas de comunicação interna que aumentam o engajamento dos colaboradores.

Concluindo…

Agora que foi possível descobrir quais são as boas práticas de comunicação interna para obter sucesso na organização, é chegado o momento de estudá-las e aplicá-las da melhor maneira possível na estratégia da empresa.

A comunicação interna está ligada com o clima organizacional e é parte intrínseca para manter o engajamento dos colaboradores e seu sentimento de pertencimento com a empresa. Logo, para potencializá-la, a TV corporativa é o canal adequado para gerar uma comunicação mais rápida, efetiva e que vai despertar a atenção do público interno, graças ao seu dinamismo e efeito visual.

Por isso, fale com um de nossos especialistas e entenda como alcançar resultados ainda mais surpreendentes com a comunicação interna por meio da TV corporativa.

Autor: Eduardo Bernardone

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