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Comunicação Interna/ TV corporativa

Mural Digital: o que é e o que você precisa saber sobre ele

Mural Digital: o que é e o que você precisa saber sobre ele

O mural digital é um formato mais moderno em relação ao jornal mural e quadro de avisos. Por meio da tecnologia é possível transmitir informações de forma rápida, atrativa e dinâmica

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais surgem ferramentas para otimizar e facilitar a disseminação de informações dentro de uma organização, como é o caso do mural digital. Trata-se de um canal de comunicação que se utiliza de televisores espalhados pela empresa que transmitem informações, notícias e informações relevantes e estratégicas para os colaboradores. Ele cumpre a mesma função do quadro de avisos impressos e jornal mural de maneira mais tecnológica e sustentável.

Segundo dados apurados na Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna (2022) realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), os maiores desafios para as empresas são em relação ao engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade, gerenciamento de excesso de informações e em como melhorar a experiência do time.

Nesse quesito, entra o papel do profissional de RH, comunicação interna e liderança para superar esses desafios e pensar em estratégias que estimulem a participação de todos os colaboradores, a fim de que estejam bem informados com conteúdos relevantes por meio de um canal de comunicação eficiente.

Acompanhe neste artigo tudo sobre o mural digital e como ele pode auxiliar no seu dia a dia na gestão da comunicação interna.

 O que é Mural Digital?

O Mural Digital é uma ferramenta de comunicação interna. Essa ferramenta consiste em ter uma ou mais telas de TVs exibindo uma programação de comunicados importantes, avisos gerais ou qualquer informação que seja importante para transmitir aos colaboradores. 

Trata-se de uma forma de comunicação mais direcionada, facilitando o acesso à informação por meio de recursos visuais altamente impactantes para quem estiver assistindo a programação. 

Essas telas, que podem ser monitores profissionais LFD, precisam estar posicionadas em locais estratégicos na empresa como, por exemplo, em refeitórios, corredores, recepção, etc. E elas devem estar conectadas em players, que são os equipamentos responsáveis por armazenar e transmitir os conteúdos na TV. 

O mural digital visa melhorar a comunicação interna das empresas, oferecendo conteúdos mais atrativos e de fácil acesso para todos os colaboradores. Ele pode ajudar a aumentar e potencializar ações de endomarketing, comunicar de forma transparente as metas atingidas pela organização, promover integração com o time, informar sobre os indicadores de resultado principais da companhia e muito mais. 

Como funciona o Mural Digital?

Para implantar o mural digital na organização, primeiramente é necessário ter uma estrutura adequada para seu funcionamento, como:

  • Equipamento de TV;
  • Sistema de gerenciamento;
  • Internet de boa qualidade;
  • Profissional responsável pelo gerenciamento.

Após a instalação da TV nos locais estratégicos definidos pela empresa, toda a gestão é realizada por meio da plataforma de gerenciamento em seu navegador. Trata-se de uma tecnologia que permite que os conteúdos sejam gerenciados em um único lugar que distribui para todas as telas espalhadas pela organização e em tempo real. Além de permitir segmentar informações para um departamento ou filial específica.

Com o conteúdo gerenciado e programado na plataforma, ao publicá-lo, ele é transmitido para o player que fica junto ao equipamento de TV. Esse equipamento é responsável por baixar todo o material atualizado na plataforma e, assim, transmitir para o televisor. 

No infográfico abaixo, entenda de maneira visual como funciona esse processo:

Quais são as vantagens do Mural Digital?

De acordo com o artigo: Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico, as pessoas são atraídas por cores e movimentos por meio da atenção involuntária. Por esse motivo, investir em uma ferramenta de comunicação interna capaz de gerar maior impacto, conexão com o público, identificação e credibilidade, pode ser um fator crucial para garantir que seus comunicados sejam recebidos e obtenham retenção de informações. 

A sua programação de conteúdos não precisa se limitar apenas ao institucional. É possível mesclar com portais de notícias, indicações culturais, como livros, filmes e séries, além de reconhecimento dos próprios colaboradores. Por se tratar de uma ferramenta que facilita a gestão, o mural digital contribui para que a comunicação interna se torne mais acessível e eficiente. 

Além disso, o mural digital oferece:

  • Maior sustentabilidade: se você faz uso do jornal mural, sabe que a quantidade de papéis impressos pode ser elevada. Ao utilizar o mural digital, é possível fazer a veiculação dos seus conteúdos de forma automatizada e sem precisar realizar impressões. 
  • Conteúdo mais atrativo: você sabia que 63% das pessoas afirmam que o conteúdo transmitido por meio da sinalização digital causa muito mais impacto do que as demais ferramentas? Por esse motivo, ao investir em mural digital você consegue transmitir informações com maior dinamismo e visualmente impactantes, chamando a atenção dos colaboradores com conteúdos mais atrativos, interativos e relevantes. 
  • Atualização em tempo real: por se tratar de uma ferramenta de avisos, o mural digital te ajuda a transmitir seus comunicados em tempo real. Dessa forma, se você precisar disparar uma informação de última hora, todos os seus colaboradores conseguirão recebê-la no momento em que você publicar e sem correr o risco de alguém perder um comunicado importante. 
  • Facilidade na gestão: para gerenciar os conteúdos, você precisa de apenas 3 passos, tornando a sua gestão mais rápida e eficiente. Veja o exemplo: 

Quais os tipos de conteúdo que podem ser utilizados?

O tipo de conteúdo utilizado em um mural digital precisa ser estratégico e de acordo com os objetivos da sua comunicação interna. Após estruturar o seu planejamento, crie os conteúdos que serão transmitidos em seu mural digital. Confira algumas das opções de aplicações que você pode exibir em sua programação: 

  • Endomarketing: você pode utilizar a ferramenta para fortalecer a cultura, missão e valores da empresa. Inclua em seus conteúdos opções como, profissional do mês, eventos internos, aniversariantes do mês, tempo de casa, etc.
  • Gestão à vista: um dos objetivos da comunicação interna é ser transparente com os colaboradores, por esse motivo, você deve incluir em sua programação indicadores, metas e qualquer outra informação que seja relevante, a fim de que todos possam estar por dentro dos principais resultados e metas da empresa, frutos do trabalho de cada um do time.
  • Indicação cultural: como falamos anteriormente, os conteúdos ofertados por meio do mural digital não precisam ser, necessariamente, apenas organizacionais; você pode mesclar com indicações culturais e deixar a programação ainda mais rica. E aqui é uma ótima oportunidade para convidar os colaboradores a participarem da produção desse conteúdo, indicando filmes, livros, séries, passeios e viagens para toda a empresa.

Concluindo…

Para as empresas que desejam uma comunicação mais moderna, com autonomia na gestão e ser uma organização mais sustentável, bem como aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores, o mural digital é a saída.

Sua atratividade visual e poder de alcance das mensagens transmitidas já são atributos importantes para uma comunicação de sucesso. Essa ferramenta é acessível, de baixo custo e tem uma gestão otimizada.Se você quer saber mais sobre Mural Digital e como potencializar, modernizar, alcançar seus colaboradores e criar conteúdos impactantes, clique aqui e saiba como a SuaTV é a solução especialista para gestão em sinalização digital.

Autor: Eduardo Bernardone

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