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Fim de ano na empresa: 7 ações de endomarketing que vão engajar os colaboradores

Fim de ano na empresa: 7 ações de endomarketing que vão engajar os colaboradores

Com a chegada de dezembro, ações de fim de ano tomam conta das empresas que buscam engajar e unir as equipes

O último mês do calendário já está por aqui. Dezembro marca presença com seu clima natalino e despedida de mais um ciclo de 12 meses. Com ele, as empresas se preparam para as festas de fim de ano para celebrar com os colaboradores.

Para ajudar a colocar em prática esses projetos, separamos algumas ideias e dicas que vão auxiliar o profissional responsável pelo endomarketing a criar uma campanha de Natal e Ano Novo surpreendente para o time, proporcionando uma boa experiência.

Vamos saber quais são essas ideias. Confira!

Dicas práticas de endomarketing para o fim de ano na empresa

Antes de irmos para as dicas, é importante registrar que, dentre as ideias que listamos abaixo, algumas podem se encaixar, também, para o home office. Dessa forma, todos os colaboradores podem participar das ações e manter o fim de ano na empresa especial, mesmo à distância.

Agora sim, vamos às ideias!

1. Presentes e cestas de Natal

Quem não gosta de receber presentes, não é verdade? O fim do ano é uma ótima oportunidade para presentear os colaboradores com mimos para curtirem as festas com a família. A cesta de Natal, por exemplo, é uma opção que pode agradar a todos os gostos. Dentro do kit é possível colocar produtos natalinos que proporcionam um toque especial para a ceia ficar ainda mais gostosa.

Para os itens da cesta de Natal, considere incluir:

  • Panetones;
  • Espumantes;
  • Snacks (queijos, azeitonas, amendoins);
  • Bebidas não alcoólicas;
  • Carnes (peru, chester, tender);
  • Sobremesas (cookies, bombons, trufas).

Ah, não esqueça das opções vegetarianas e veganas nos kits de Natal. Reserve cestas especiais para os colaboradores que não se alimentam de proteína animal.

Outra opção que pode agregar, e muito, no quesito brindes e mimos é o vale-presente. Carregue o cartão com um valor em dinheiro para que os colaboradores possam usá-lo para montar sua ceia de Natal. Ou até mesmo fazer passeios, viagens ou comprar produtos físicos. Entretanto, verifique as condições financeiras e o orçamento para a ação.

Faça parte do Natal dos seus colaboradores.

2. Festa da Firma

A tradicional festa de confraternização é uma ótima possibilidade para engajar os colaboradores e dar a oportunidade para que todos possam interagir, conversar e permitir que, aqueles que não se conhecem pessoalmente, possam se encontrar.

Opções para confraternizar não faltam, já que é possível se reunir em um restaurante, fazer um happy hour antes das férias coletivas (caso a empresa adote essa política) ou uma festa em um sítio, por exemplo.

Caso a companhia opte por não realizar uma confraternização pessoalmente, é possível quebrar barreiras físicas e fazer uma super festa virtual com todos os colaboradores. Mantenha a mesma energia e alegria do presencial no dia da confraternização online com ações simples e práticas:

  • Ofereça aos colaboradores um vale-presente personalizado e que possa ser enviado para suas casas, a fim de ajudar a preparar o almoço ou jantar para festa, a depender do horário em que ela ocorrerá. Ainda é possível promover um concurso para quem montar o cenário e a mesa mais bonita para a festa.
  • Inicie a confraternização com uma apresentação dos resultados da empresa no ano, quais foram os colaboradores promovidos e quais foram os novos que entraram para o time, as premiações e reconhecimentos conquistados, etc.
  • Promova a interatividade com jogos e brincadeiras online, como um quiz. Nele, é possível elaborar perguntas sobre a empresa, valores, cultura e por aí vai. Os que acertarem mais ganham um super presente.
  • Homenageie os colaboradores por meio de um vídeo emocionante e especial e reviva momentos especiais na empresa, seja no ano que está acabando ou de anos anteriores.

Com essas e outras ideias, é possível fazer uma super festa à distância com planejamento, baixo custo e alto engajamento dos colaboradores para celebrar o encerramento de mais um ano.

3. Natal da solidariedade

O fim do ano também é uma época inspiradora para ações solidárias. Convide o time para uma arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos para instituições e comunidades carentes, a fim de deixar o Natal de outra pessoa mais feliz. 

Para o dia da entrega, convide alguns colaboradores para irem até o local que vai receber a doação de toda a arrecadação feita. Registre o momento e compartilhe na TV corporativa da empresa, rede social privada e intranet.

4. Concurso “colaboradores do ano”

Para deixar o fim de ano na empresa ainda mais divertido, que tal presentear os “colaboradores do ano”? Reconhecer os membros da companhia que mandaram bem é uma ótima ação para estimular as equipes. Por exemplo, quem bateu todas as metas de venda, as áreas que alcançaram excelentes resultados, quem manteve as notas NPS em alta, etc. 

Divulgue essas pessoas na TV corporativa como forma de agradecimento e reconhecimento pelos resultados alcançados.

Além disso, promova uma votação entre o time para saber quem, na opinião deles, é o “mais gentil”, “o mais sorridente”, “o mais engraçado”. O(a) vencedor(a) de cada categoria leva um prêmio para casa para curtir o fim de ano. Dentre as opções de premiações, estão:

  • Um voucher para um restaurante, com acompanhante;
  • Uma super cesta de Natal;
  • Vale-presente para compras de itens que desejar.

5. Amigo secreto

O amigo secreto é uma ação tradicional no período de fim de ano que permite a integração do time e o fortalecimento das relações. O momento também é importante para promover a descontração e a troca de presentes entre os próprios colaboradores.

Caso a empresa possua muitos colaboradores, incentive para que a ação seja realizada por departamento e convide cada área para realizar seu amigo secreto especial. Assim, as pessoas podem reservar um momento para celebrarem juntas. Compartilhe as fotos na TV corporativa da organização e nos demais canais de comunicação interna.

6. Decoração para lá de criativa

Fim de ano na empresa não é a mesma coisa se não houver uma decoração natalina especial, não é verdade? Enfeite os departamentos com luzes e itens que possam trazer o sentimento de alegria no local. Além disso, crie uma árvore de Natal colaborativa para que os colaboradores possam participar da montagem. 

Peça para que as pessoas tragam enfeites para compor a árvore de Natal da empresa. Podem ser bolas, luzes, cartões, fotografias ou até mesmo livros. Por que não? 

Essa ideia reforça o sentimento de equipe e a união para um único propósito, que nesse caso, é finalizar a árvore de Natal. Tal ação é uma ótima oportunidade para promover a reflexão de como um time em sintonia e unido pode conquistar resultados surpreendentes.

7. Programação especial de Natal na TV corporativa

Investir na TV corporativa nesta época do ano é uma excelente oportunidade para reforçar as ações de endomarketing por meio da comunicação interna. Além disso, serve para manter os colaboradores bem informados e engajados sobre os últimos acontecimentos da empresa.

Dentre os conteúdos que podem ser divulgados na programação natalina da TV corporativa, estão:

  • Curiosidades sobre o Natal e Ano Novo;
  • Quiz sobre símbolos natalinos e datas importantes;
  • Vinhetas especiais desenvolvidas somente para o fim do ano;
  • Indicações de filmes e séries natalinos;
  • Mensagens de fim de ano escritas pelos próprios colaboradores;
  • Datas sobre a festa de confraternização, amigo secreto e retirada das cestas de Natal.

Mantenha a TV corporativa atualizada com um sistema que permita que todo esse conteúdo possa ser divulgado em tempo real. Dessa forma, o timing não se perde. A SuaTV, por exemplo, é especialista em gestão para TV corporativa que automatiza a atualização das telas e faz a programação no período desejado.

Concluindo…

O fim de ano na empresa é o momento em que todos os colaboradores e gestores celebram as conquistas em clima de confraternização. Para isso, o endomarketing é fundamental para criar ações que potencializam o sentimento de pertencimento com a organização e o bem-estar das pessoas.

Logo, o planejamento é fundamental para que as ideias possam ser concretizadas com sucesso. Basta ter uma organização das demandas e uma comunicação interna criativa que alcance todos os colaboradores.

Se você precisa de uma ferramenta que potencialize a comunicação da TV corporativa da sua empresa, em especial neste período de fim de ano, conheça a SuaTV. Plataforma 100% online para gestão de TV corporativa, com autonomia e comunicação em tempo real. Fale agora mesmo com nosso time!

Este conteúdo foi publicado originalmente em 30 de novembro de 2021 e vem sendo atualizado, desde então.

Autor: Eduardo Bernardone

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