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Comunicação Interna

7 ferramentas gratuitas para o trabalho remoto de comunicação interna

7 ferramentas gratuitas para o trabalho remoto de comunicação interna

Conheça ferramentas para potencializar práticas de comunicação interna em sua corporação, principalmente agora em tempos de home office

A comunicação interna é um dos pilares para se passar por uma crise. No momento atual, tal atividade é ainda mais importante. Isso porque grande parte das empresas estão funcionando de forma remota — cenário que a maioria das corporações não havia sequer experimentado antes.

Com os colaboradores trabalhando de casa, foi preciso encontrar ferramentas para cumprir o papel da comunicação interna à distância. Surgiu a necessidade de se reinventar. Algumas corporações já utilizavam aplicativos mobile, o que com certeza foi vantajoso na conjuntura atual, pois a comunicação segue funcionando. Outra alternativa que nunca sai de moda são os recados por e-mail, mas que não podem ser a única opção. Afinal, nem sempre são eficazes, pois muitos colaboradores sequer visualizam.

Já nas redes sociais, onde a maioria dos colaboradores gastam uma boa parcela do dia utilizando, se bem administrado, podem ser bem eficientes. Pode-se criar um grupo privado para os colaboradores no Facebook, um perfil privado no instagram, um grupo no WhatsApp ou Telegram, entre outras alternativas. Esses são só alguns exemplos e a utilização irá variar com a sua necessidade e o perfil dos seus colaboradores.

A comunicação interna precisa ser rápida para ser eficaz 

As informações da corporação precisam estar alinhadas com os colaboradores o mais rápido possível, sejam elas negativas ou positivas. Isso mostra que a empresa é transparente e evita situações desagradáveis, como a famosa “rádio-peão”, quando as informações são passadas de colaborador para colaborador, sem serem realmente comprovadas.

Para que a comunicação interna tenha bons resultados, é necessário que seja bem planejada e executada. Pensando na dificuldade em realizar estratégias de endomarketing e colocá-las em prática à distância — como está sendo no cenário atual — separamos 7 ferramentas gratuitas para auxiliar no sucesso da sua comunicação interna. Diferente do que se pode imaginar, elas auxiliam na otimização do tempo e também na qualidade do trabalho a ser divulgado, mesmo não precisando pagar nada para utilizá-las. Confira a seguir.

Canva

O Canva é uma plataforma que, com certeza, não vai te deixar na mão; principalmente, se você não tem uma pessoa dedicada para criação. A ferramenta possui centenas de layouts customizados e editáveis. Você escolhe o formato do seu design, que pode ser totalmente personalizado. A plataforma já possui os tamanhos de dimensão de imagens de praticamente todas as redes sociais. Além disso, possibilita também editar vídeos de forma simples e eficaz, sendo bem intuitiva. Sabe aquele e-mail que você precisa deixar bem atrativo? O Canva te auxilia, de forma simples, no processo criativo, na criação de um header ou até mesmo no layout completo do e-mail. Permite criar peças rápidas para os diferentes canais de comunicação interna que a sua corporação possuir. Resumindo, é uma ferramenta completa, que possibilita criar vídeos, imagens, newsletters internas e outras possibilidades, tudo isso com autonomia e sem custo extra para empresa.

O Canva pode ser acessado via aplicativo mobile ou site. Possui também versão paga.

Mautic 

Como você envia e-mails em suas estratégias de comunicação interna? O Mautic — ferramenta de automação de marketing — pode te auxiliar na criação de uma cadência de e-mails, deixando tudo mais organizado e planejado. Além disso, é uma ferramenta  que pode ser utilizada em ações comerciais da empresa, em busca de novos clientes. O Mautic pode facilitar a sua vida, tanto na comunicação interna e até mesmo na prospecção de leads.

No caso da comunicação interna, pode auxiliar a poupar tempo e mão de obra, quando tiver de enviar um e-mail de cada vez. Pode-se realizar um planejamento prévio, verificando tudo que precisa ser passado aos colaboradores num período determinado. Bons exemplos são: a comunicação dos aniversariantes do mês, divulgação de newsletters internas até mesmo com a possibilidade de segmentar por área ou cargo, podendo, inclusive, verificar quem acessou e reenviar para quem não abriu o e-mail, tornando a comunicação interna mais eficiente e prática; e até mesmo sendo uma forma de mensurar quem está visualizando.

Fotos Públicas

O Fotos Públicas é um banco de imagens com um acervo bem interessante. É um portal brasileiro de fotojornalismo, totalmente gratuito. As fotos hospedadas no site podem servir muito bem em sua comunicação interna, dependendo da pauta que precisa comunicar aos seus colaboradores, seja algo ilustrativo ou até mesmo um fato que ache relevante repassar. 

As fotos são de grande importância para chamar a atenção em um comunicado ou em uma notícia, sendo um complemento do material em texto.

Pixabay 

Outra ferramenta para auxiliar com o uso de imagens em sua comunicação interna é o Pixabay. Diferente do Fotos Públicas, a ferramenta possui imagens de cunho mais marketeiro, contendo, além de fotos, artes e ilustrações — que podem ser usadas para produzir ‘imagens montadas’. Se você deseja, por exemplo, falar sobre conquistas de metas para o time de colaboradores, no site, conseguirá encontrar imagens que irão ilustrar perfeitamente.

Outra alternativa é juntar algumas artes, nesse caso precisando da mão de um designer gráfico.

Clipchamp Create 

Que tal usar vídeos para deixar a sua comunicação interna mais atrativa? É importante variar nos formatos utilizados que usa para comunicar os seus colaboradores, afinal, pode acabar ficando algo meio repetitivo. Fazer uso de vídeos, em vez de somente imagens e texto, torna-se algo muito mais dinâmico e interativo. Por que não pegar as imagens, alguns trechos objetivos e transformar tudo num vídeo, bem mais atraente? O Clipchamp Create permite que você faça isso, sem precisar ter conhecimento técnico. E o melhor: sem pagar nada. 

Giphy 

Sabe aquele comunicado que não precisa ter um tom tão sério? Por exemplo, comunicar uma festa da empresa. Que tal usar Gifs? Eles são muito divertidos e trazem uma dinâmica bem legal, “quebrando o gelo” e deixando o comunicado um pouco mais descontraído, mas sem deixar de cumprir o objetivo desejado. Você pode escolher os Gifs na plataforma Giphy, sem ter que depositar nada do seu bolso.

Real Player 

Ao navegar na internet, viu um vídeo que poderia ser muito relevante para transmitir aos colaboradores? O Real Player pode te auxiliar nisso, de forma simples e eficaz. Ele permite que o usuário faça downloads direto do YouTube. Os vídeos, geralmente, chamam mais atenção dos colaboradores; então, evidentemente, utilizar esse formato de mídia pode trazer bons resultados. Com a ferramenta, será possível compartilhar vídeos que sejam relacionados ou não a companhia, mas que sejam interessantes para a comunicação interna, como vídeos motivacionais. Segue um exemplo abaixo, do ex-atleta Michael Jordan.

Concluindo…

Na comunicação interna, é preciso transmitir a informação de forma rápida e sem ruídos. Para isso, é necessário realizar um bom planejamento para colocar estratégias em prática. As ferramentas citadas neste artigo podem ajudar a ter uma comunicação interna dinâmica e eficiente, mesmo sem realizar investimento financeiro.

Autor: Marketing SuaTV

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