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Comunicação Interna/ Endomarketing/ RH

6 passos para criar uma campanha de incentivo e impulsionar seus resultados

6 passos para criar uma campanha de incentivo e impulsionar seus resultados

O crescimento dos resultados das empresas depende de boas estratégias de marketing e alta performance da equipe comercial. Para isso, deve existir uma eficiente comunicação interna e externa. Não basta criar metas agressivas e esperar com que os vendedores façam sua parte em cima de muito trabalho e pressão.

São tantos resultados a serem alcançados e cobranças que os colaboradores precisam de motivação. É com esse intuito que são criadas as campanhas de incentivo: ações estratégicas de marketing ou endomarketing desenvolvidas para motivar profissionais e aumentar as vendas. A ideia é dar prêmios em função dos melhores resultados, impulsionando a performance de todos.

Como toda estratégia de comunicação, tais campanhas precisam de planejamento e etapas bem definidas. Vamos entender os 6 passos para criar uma campanha de incentivo e impulsionar seus resultados:

Defina o objetivo

O objetivo da sua campanha de incentivo precisa ser bem claro e relevante para a empresa. A questão não é só aumentar as vendas, é importante usar uma temática ou aproveitar a sazonalidade. Muitas vezes ocorre em épocas de comemoração, lançamento de um produto, mês de promoção, entre outros critérios.

Além disso, toda ação exige uma meta. Portanto, deve existir um objetivo como, por exemplo, aumentar em 40% o resultado mensal de vendas. Ele deve ser desafiador, mas não impossível. Nada muito fácil ou sem chances de acontecer também.

Estabeleça um prazo

Sua campanha necessita de um término. Como todas as ações, ela é temporária e isso serve como mecanismo de ativação de senso de urgência. 

O período não pode ser muito curto, para as equipes terem tempo e bater metas, e nem muito longo, para não perderem a motivação. Segundo especialistas de comunicação interna e RH, uma boa duração é de 2 a 4 meses.

Escolha o prêmio

O prêmio é extremamente importante. É ele que apoiará a temática da campanha e servirá de principal estímulo às equipes.

O prêmio deve ser conceitual e um objeto de desejo comum ao perfil da equipe de vendas. Não precisa ser algo caro, e sim um incentivo ao esforço dos vendedores para a conquista. Uns bons exemplos são viagens, aparelhos eletrônicos, pacotes e kits especiais, entre outros.

Estipule regras claras e métodos de mensuração

As regras da sua campanha de incentivo devem ser claras, como: os resultados contabilizados por vendas de um certo produto, dentro de um tempo delimitado e o período do contrato tem certo peso na pontuação.

Não dificulte a visualização e nem as estratégias dos participantes da campanha. Quanto mais simples for a compreensão e o objetivo deles, mais fácil as metas serão batidas.

Além disso, uma tabela, planilha ou lousa deve ser atualizada em tempo real para fácil visualização e mensuração da campanha.

Tenha um plano de comunicação

Uma campanha de incentivo exige engajamento dos colaboradores e a certeza de bons resultados, já que ela é planejada para ser auto sustentável. Seu investimento é compensado pelo aumento das vendas. Portanto, deve existir uma comunicação eficiente. 

A utilização de uma identidade para a campanha, e-mail marketing para divulgação e manutenção da campanha, atualização de resultados, reconhecimento das melhores performances e motivação para os que estiverem atrás no ranking. Tudo isso deve fazer parte do seu plano de comunicação.

Além da motivação diária de gestores e a equipe de comunicação interna ou RH.

Promova um encerramento para a premiação

Já pensando no fim de sua campanha, com todo o sucesso e o vencedor ou os vencedores prontos para receberem o prêmio, planeje um encerramento especial. Reconheça e premie os colaboradores com os melhores resultados, saliente a importância de suas performance – e de todos – para o crescimento da empresa e encerre a campanha com chave de ouro.

Com uma boa premiação, temática e contextualização do sucesso, a campanha será sempre lembrada, mantendo o engajamento das equipes e gerando inspiração para as futuras ações!

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Autor: Marketing SuaTV

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