SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

Comunicação Interna/ RH

Como mensurar os resultados da sua comunicação interna

Como mensurar os resultados da sua comunicação interna

Já falamos algumas vezes a respeito da importância da comunicação interna para as organizações. Mas você sabe como ela é mensurada? Como são definidas suas métricas e indicadores de performance?

Dentre os resultados obtidos, muitas vezes, não há tangibilidade ou ganhos financeiros. O que dificulta a mensuração. Porém, é possível criar métricas próprias em cima das metas e objetivos estratégicos da área responsável.

Vamos então os principais fatores de um planejamento e acompanhando de métricas da comunicação interna:

Definição de metas

O primeiro passo é definir as metas de comunicação interna. Existem alguns métodos utilizados nas empresas para tal finalidade, como o de OKR’s, que indicam como estabelecer seus objetivos e deixar tudo mais claro na hora de medir seu sucesso final.

O importante é não exagerar na quantidade e escolher as mais relevantes para o crescimento da organização. Lembrando que elas têm de ser claras, realmente alcançáveis, temporais (definição de prazos) e mensuráveis.

Definição de ações

Uma maneira fácil de saber se seus resultados estão sendo alcançados é ter bem claro quais ações você vai fazer para alcançar cada objetivo. Se uma ação específica ou campanha é concluída com sucesso, você sabe que está no caminho certo em busca de suas metas.

Definição de indicadores de performance

Quer saber se suas ações e objetivos estão sendo concluídos? Tenha metas individuais e micro ações para cada membro da equipe responsável pela comunicação interna. Como os KPI’s, que medem a evolução operacional.

ROI

O cálculo de ROI (Retorno Sobre Investimento) é um método bastante eficaz quando pretende entender o custo benefício das suas ações. Quer saber se seu investimento em comunicação interna está valendo à pena? Resultados maiores que valores monetários investidos são bons indicadores.

Pesquisas e feedbacks

Uma ótima forma de saber se seus colaboradores estão sendo informados corretamente é os perguntando diretamente! Pesquisas e formulários de feedback lançados por e-mail são muito utilizados para acompanhar o desenvolvimento das atividades e os resultados alcançados.

Retenção

Se um dos objetivos da comunicação interna é colocar todos os colaboradores na mesma página e gerar engajamento e motivação, o tempo de casa é um indicador de sucesso.

Produtividade

Assim como a retenção, o nível de performance de todos os funcionários passa pela responsabilidade da comunicação interna. Adotar métodos de mensuração como os KPIs é o indicado para ser acompanhado de perto pelos líderes e gestores.

Engajamento

Colaboradores engajados, promoções internas e participações nas campanhas de endomarketing são resultados de uma boa comunicação.

Portanto…

Depois de um planejamento todo estruturado com métricas, indicadores, métodos e períodos, os resultados mensurados devem ser apresentados à diretoria e à toda a empresa.

Para saber mais, baixe o nosso e-book ‘5 dicas de como potencializar sua Comunicação Interna’ e veja como os seus resultados e produtividade irão aumentar significativamente!

Autor: Marketing SuaTV

Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima