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Reputação de marca e o papel do colaborador em sua construção. Entenda!

Reputação de marca e o papel do colaborador em sua construção. Entenda!

A reputação de marca é a maneira como os stakeholders enxergam, percebem e entendem uma empresa

Todo mundo zela por uma boa reputação, não é mesmo? Seja nas relações de família, trabalho e amizade. Com o mundo corporativo não é diferente, logo, para manter uma boa reputação de marca é importante investir na construção de um juízo de valor positivo que o público tem em relação à empresa, sejam eles clientes, fornecedores e colaboradores.

Destacamos um dado muito interessante de uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Gallup, que observou um crescimento do engajamento dos colaboradores em 2022, atingindo o nível recorde de 23%. Um dos termos utilizados para definir esse engajamento foi “Thriving at work”, ou em português, “prosperando no trabalho”, utilizado para definir os colaboradores que consideram o seu trabalho significativo e têm orgulho de fazer parte da organização.

Mas o que isso tem a ver com reputação de marca e o impacto no seu negócio? Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo o artigo até o final.

O que é reputação de marca?

A reputação de marca é a forma como os stakeholders – parte interessada que é impactada pela organização, como clientes, fornecedores, colaboradores e investidores – enxergam, percebem e entendem a sua marca. É a opinião que as pessoas têm em relação à empresa.

Para se ter uma boa reputação de marca, é preciso considerar alguns fatores fundamentais que contribuem para essa construção e sucesso a longo prazo, como:

  • Credibilidade, integridade e confiança;
  • Ter um ambiente de trabalho que valorize os colaboradores;
  • Qualidade dos produtos ou serviços prestados;
  • Boa conduta e ética;
  • Gerenciamento de crises eficaz;
  • Respeito às leis;
  • Responsabilidade social;
  • Cuidado com o meio ambiente.

A gestão e manutenção da reputação é um trabalho contínuo para manter uma percepção positiva das partes interessadas em relação à marca. É importante, também, entender a diferença entre a forma que a empresa quer ser vista e como ela é de fato.

Quais são os efeitos positivos de uma boa reputação de marca?

Entendido o conceito do que é reputação de marca, é importante compreender quais são os efeitos positivos que ela gera para um negócio, quando construída com solidez. Ao ter uma boa reputação, vários pontos são impactados positivamente e que contribuem para os resultados, como é o caso da atração de novos talentos, baixo índice de turnover e boa relação com o mercado.

Por isso, dentre os efeitos positivos que uma boa reputação gera, podemos listar 5 deles, que são:

  1. Credibilidade: os consumidores de seu produto e serviço ficam mais confiantes para comprar com uma empresa que possui uma reputação forte, contribuindo, dessa forma, para o aumento das taxas de conversão e fidelidade. Invista em canais de comunicação, blogs, newsletter, redes sociais e destaque os atributos positivos.
  2. Competitividade: com uma reputação de marca positiva, a empresa pode se destacar da concorrência, diferenciando-se e se tornando mais atraente para os consumidores;
  3. Atração de novos talentos: além do ambiente externo, a reputação de marca também contribui para dentro de casa, uma vez que uma imagem positiva da empresa impulsiona na atração de novos profissionais que se interessam em trabalhar na organização;
  4. Relação com investidores: quando uma empresa constrói e gerencia uma reputação positiva, ela é capaz de atrair investidores em potencial, uma vez que se sugere que a companhia é confiável, bem administrada e tem potencial de crescimento. 

Como a reputação influencia a marca empregadora?

Uma organização é composta pelo ambiente interno, logo, a construção de uma boa reputação começa de dentro para fora. Logo, é fundamental se questionar a respeito se a sua empresa é o melhor lugar para se trabalhar hoje. 

As respostas dessa e outras perguntas vão determinar a força do employer branding, ou seja, da marca empregadora enquanto local de trabalho. Logo, a reputação está inserida nesse contexto, uma vez que os seguintes fatores contribuem para a construção de um bom lugar para se trabalhar, como:

  • Possibilidade de crescimento de carreira;
  • Qualidade de vida e equilíbrio;
  • Cultura organizacional forte;
  • Remuneração e benefícios competitivos;
  • Diversidade e inclusão;
  • Comunicação aberta e transparente.

Esses pontos podem fazer parte do juízo de valor dos colaboradores e talentos que estão no mercado, sendo esses alguns dos fatores decisivos para a construção de uma boa reputação e, claro, do fortalecimento da marca empregadora.

É claro que nada disso pode ser trabalhado de maneira isolada, sendo o salário e os benefícios, por exemplo, um dos pontos de avaliação dos profissionais. Além disso, as práticas de gestão devem estar alinhadas e de mãos dadas com a comunicação, sendo o mais transparente e claro possível nas mensagens passadas ao time.

Como os colaboradores podem ajudar na reputação da marca?

Para que os colaboradores ajudem na reputação da marca, é preciso que eles se tornem defensores dela. Logo, você terá uma equipe que conhece, acredita e defende a sua organização.

Segundo uma pesquisa da Gallup, a causa mais provável de problemas na marca não está relacionada ao investimento em estratégias de marketing, mas na falta de acolhimento e entendimento dos colaboradores. Ou seja, quando o seu público interno está motivado e se sente pertencente à organização, mais entusiasmado, engajado e conectado estará com a marca. 

Consequentemente, poderão destacar seus atributos positivos e sentirão orgulhosos de fazer parte de uma companhia que tem uma cultura organizacional forte, com boa experiência e uma comunicação transparente e acessível.

Quando você tem ao seu lado uma equipe alinhada, comprometida, engajada e motivada, isso contribui significativamente para a boa reputação da sua organização. Veja algumas maneiras pelas quais o seu time pode contribuir para a construção da reputação da empresa:

  1. Embaixadores da marca: os colaboradores podem se tornar verdadeiros embaixadores, promovendo ativamente os valores e a missão da empresa. Ao falar e divulgar de forma positiva a companhia em suas redes sociais e interações pessoais, eles contribuem com o aumento da visibilidade da organização.
  2. Qualidade do trabalho: a qualidade em suas tarefas e responsabilidades interfere na reputação, uma vez que a entrega consistente de produtos e serviços de alto nível fortalece a confiança dos clientes na marca.
  3. Atendimento excepcional: oferecer um atendimento excepcional, atencioso e personalizado aos clientes pode criar uma impressão duradoura. Colaboradores que são atenciosos, prestativos e simpáticos, buscando a melhor forma de solucionar o problema ou dúvida, demonstram o compromisso da empresa com a satisfação do cliente. 
  4. Treinamento e desenvolvimento: invista em recursos que possibilitem o aprendizado contínuo dos colaboradores para que possam adquirir novos conhecimentos e habilidades para superar os desafios do dia a dia e, dessa forma, aprimorarem cada vez mais a qualidade das entregas, aumentando a excelência do atendimento, produto e serviço. Tais treinamentos podem ser realizados por uma assinatura de uma plataforma de cursos até a implantação de uma Universidade Corporativa na empresa.
  5. Colaboração e trabalho em equipe: a cultura da colaboração e apoio mútuo dentro da empresa aumenta a eficiência e fortalece a reputação da marca como uma organização unificada e coesa.
  6. Participação em iniciativas de responsabilidade social: envolvimento em iniciativas de responsabilidade social corporativa mostra o compromisso da empresa em causar impacto positivo na comunidade e no mundo, o que pode melhorar a percepção pública da marca.

Ao incorporar essas práticas em seu trabalho diário, os colaboradores desempenham um papel vital na construção e manutenção de uma reputação de marca forte e positiva.

Concluindo…

Agora que você entendeu o que é reputação de marca e como os colaboradores podem impactar nesse processo, é importante lembrar que as marcas que possuem uma reputação positiva se tornam mais relevantes e duradouras no mercado. Além de atraírem e reterem os melhores talentos.

Planejar ações e ter uma boa comunicação interna é o primeiro passo para a construção de uma boa reputação. Afinal, se o seu público interno estiver satisfeito com a empresa, isso será refletido para o seu público externo. Identifique os seus pontos fortes e fracos e crie uma estratégia para melhorar o que precisa ser melhorado.

Se você tem interesse em saber mais sobre comunicação interna e como aplicar isso no dia a dia para aumentar o engajamento dos seus colaboradores, leia o nosso artigo sobre as 7 estratégias infalíveis para aumentar a satisfação dos colaboradores  e tenha sucesso na gestão da sua reputação de marca.

Autor: Eduardo Bernardone

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