SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

Endomarketing/ RH

O Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas

O Endomarketing como estratégia de gestão de pessoas

Se os seus funcionários se sentem parte essencial do negócio, se orgulham do ambiente de trabalho e valorizam as ações de comunicação interna, você está no caminho certo do endomarketing e gestão de pessoas em sua empresa.

O endomarketing é uma ferramenta de enorme potencial de influência no desempenho das pessoas, por isso, deve fazer parte de suas estratégias de comunicação e marketing. Confira neste post como o endomarketing é utilizado como ferramenta estratégica de gestão de pessoas.

Endomarketing

O endomarketing é uma junção de ações entre o RH e o setor de marketing de uma empresa com o objetivo de trazer melhores experiências aos funcionários no seu próprio trabalho e no ambiente organizacional, fazendo que os colaboradores se conheçam, interajam e colaborem uns com os outros.

Este marketing interno realiza ações para melhorar a comunicação entre empresa-colaborador e aumenta a interação entre os colegas de trabalho, motivando-os à interação entre as equipes.

Na cultura do endomarketing um colaborador que se sente parte da empresa tem uma percepção diferente do seu trabalho, o que contribui para o ambiente em que atua, melhorando, consequentemente, os resultados que eles dão à organização.

O maior desafio é fazer com que os colaboradores sejam aliados da sua empresa, que se sintam parte dela e responsáveis pelos resultados.

O Endomarketing para gestão de pessoas

Pesquisas indicam que profissionais que trabalham motivados, fazendo o que gostam, em um ambiente colaborativo, rendem muito mais também. A produtividade será maior, assim como os resultados de cada um, que aumentará sucessivamente.

Sendo assim, o endomarketing e o RH visa a gestão de um relacionamento com os colaboradores no intuito de gerar fidelização e melhorar os desempenhos. Entre suas ações mais comuns, podemos destacar: peças gráficas (em banners ou telas eletrônicas), festas ou happy hours, e-mail marketing, manuais empresariais educativos, vídeos institucionais, gamefication, palestras e etc.

Numa relação de troca, os colaboradores acabam “comprando” os ideais da empresa e “vendendo” a organização para o público externo como resultado de sua satisfação. Dentro do Endomarketing, os principais objetivos são: integração, descontração, retenção e motivação.

O endomarketing é uma importante ferramenta de gestão de pessoas por buscar a informação e união de todos os funcionários e o engajamento entre as equipes. Desta forma, os colaboradores tem mais motivação, comunicação com gestores e alcançam maiores resultados.

Além disso, a cultura e os valores da empresa são a base das ações de endomarketing, assim acaba por transmitir as mensagens dos líderes e gestores da empresa e fortalecendo as informações da comunicação interna e RH.

Conclusão

Como conclusão, podemos afirmar que o crescimento de uma empresa tem grande influência de uma boa comunicação e satisfação de seu público interno.

Para o sucesso do endomarketing como estratégia de gestão de pessoas é necessário destacar a importância do comprometimento de todas as áreas envolvidas neste processo, principalmente o RH, que muitas vezes exerce o papel de guiar e conduzir a comunicação interna, acompanhando o desenvolvimento e avaliação dos funcionários e auxilia os gestores nas atividades diárias.

O endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração para que todos possam cumprir suas tarefas com eficácia e eficiência. Ele é capaz de facilitar muito a gestão de pessoas na empresa e promover o crescimento de produtividade e satisfação dos colaboradores, com toda a motivação e capacitação que é capaz de trazer!

Autor: Marketing SuaTV

Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima