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Marketing e Comunicação

Como mensurar os resultados de comunicação corporativa

Como mensurar os resultados de comunicação corporativa

Assim como em qualquer departamento, os resultados de comunicação corporativa devem ser medidos para analisarmos as etapas do plano, o que deu certo, o que não deu e o que pode ser melhorado. Isso é o que chamamos de mensuração de resultados em comunicação.

Mensurar é usar o sistema de informação institucional da empresa para levantar dados quantitativos e qualitativos, através de diversos fatores, além dos números, para que possamos chegar às conclusões que leve a tomada de decisões.

“Se você não é capaz de medir, você não é capaz de tomar decisões.” – Peter Drucker

Mas por que mensurar a comunicação corporativa?

Para começar a se falar em mensuração é importante lembrar que a comunicação sempre deve ser planejada. Tudo aquilo que se planeja é passível de ser mensurado, para se avaliar se foi alcançado o que se previa alcançar. Mensuramos para provar a maturidade do negócio e justificar o orçamento investido, tal como obter o ROI – Retorno sobre o investimento).

A mensuração da comunicação corporativa é tão importante quanto o projeto realizado, pois através disso, seu trabalho poderá ser reconhecido e sua equipe terá embasamentos reais para otimizar as estratégias e apoiar as tomadas de decisões das empresas, assim como avaliar os riscos.

Os anos dourados de verbas ilimitadas para projetos de comunicação, sem mensuração, ficaram para trás. Toda ação de comunicação reflete diretamente à imagem da empresa, tais como seus resultados financeiros. A mensuração em comunicação pode ser medida diferentemente nas empresas, pois os indicadores e metas são diferentes para cada uma delas.

E como mensurar?

Muitas empresas mensuram a comunicação juntamente com os resultados do marketing, pois entendemos a importância dessas duas áreas estarem juntas para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Além das ações de marketing, aplicamos constantemente o relacionamento de nossas ações junto à imprensa através de envio de releases, publicação de notícias em sites, relacionamento com jornalistas e Relações Públicas. Tudo isso resulta em diversas ações em que são mensuradas através de clipagem online.

Suponhamos que iremos promover um evento sobre comunicação interna. O objetivo é engajar os colaboradores sobre a implementação de TV Corporativa na empresa. Já a meta, é ter 80% dos colaboradores presentes no evento. Entre objetivo e meta há diversos fatores que podem ser descritos como fases, tando cada uma indicadores e metas, como por exemplo, atingir 50% dos colaboradores inscritos na primeira semana de divulgação.

Exemplos de perguntas para uma mensuração de:

– Um email mkt foi enviado em que dia?

– Quantas pessoas receberam, abriram e clicaram?

– As que clicaram, quantas se inscreveram na newsletter?

– Quantas comentaram no blog?

– As que ainda não se inscreveram, qual foi o motivo?

Imagine se você não avaliasse cada etapa do processo da comunicação. Como chegaria a sua meta? Na sorte? Não dá pra contar com a sorte sempre! Temos que planejar, executar, mensurar e reaplicar a estratégia com as correções necessárias! Para saber mais, baixe o nosso e-book ‘ Comunicação Interna: Como usar TV Corporativa’ e conheça uma das plataformas mais inovadoras para a sua comunicação interna!

Autor: Marketing SuaTV

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