SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

Comunicação Interna/ Endomarketing

Diferenças entre Comunicação Interna e Endomarketing

Diferenças entre Comunicação Interna e Endomarketing

Já falamos algumas vezes em nosso blog a respeito de Comunicação Interna e Endomarketing. Ambas apresentam ferramentas de comunicação estratégica que influenciam e visam melhorias de clima e cultura organizacional.

Por mais que seu público seja o mesmo e seus processos se complementem, existem algumas diferenças. Vamos entender um pouco mais?

Comunicação Interna

A Comunicação Interna tem como princípio básico informar aos colaboradores sobre ações da empresa, seus valores, próximos passos e últimos acontecimentos, com o objetivo de colocar todos na mesma página e integrar equipes.

Sendo assim, a Comunicação Interna estabelece os vínculos necessários dentro da organização que irão gerar produtividade e, consequentemente, lucro à empresa. Suas ferramentas mais comuns são e-mail, vídeo conferência, intranet, jornal mural, revista impressa e TV Corporativa.

Endomarketing

Já o Endomarketing visa à gestão de um relacionamento com os colaboradores no intuito de gerar fidelização e melhorar os desempenhos. Entre suas ações mais comuns, podemos destacar: peças gráficas (em banners ou telas eletrônicas), festas ou happy hours, e-mail marketing, manuais empresariais educativos, vídeos institucionais, gamefication, palestras e etc.

Numa relação de troca, os colaboradores acabam “comprando” os ideais da empresa e “vendendo” a organização para o público externo como resultado de sua satisfação. Dentro do Endomarketing, os principais objetivos são: integração, descontração, retenção e motivação.

Portanto…

Na Comunicação Interna, o engajamento vem pela informação. Os colaboradores se tornam cientes de tudo e são conectados por mesmos assuntos e objetivos (os da empresa). Já no Endomarketing, o intuito é persuadir e convencer os colaboradores. Campanhas são desenvolvidas para demonstrar a importância e relevância de cada funcionário, visando motivar e melhorar desempenhos e práticas profissionais.

Ambos são importantes para uma organização e utilizam ferramentas em comum, mas com objetivos e práticas diferentes. Basta saber usá-los!

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu a diferença entre comunicação interna e endomarketing? Essas duas estratégias são muito importantes para qualquer empresa. Se quiser saber mais, baixe o nosso e-book ‘Comunicação Interna: Como usar TV Corporativa’ e conheça uma das soluções mais revolucionárias para sua empresa!

Autor: Marketing SuaTV

Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima