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Digital Signage

Como fazer o projeto de digital signage se tornar um sucesso?

Como fazer o projeto de digital signage se tornar um sucesso?

Eduardo Bernardone

27 de maio de 2021

Um projeto de sucesso de digital signage precisa ir além, muito além, da etapa de implementação. É necessário considerar aspectos que, na hora de dar start ao processo desse tipo de comunicação, surgem como elementos fundamentais — principalmente quando se trata de ação pensada para clientes. Isso ocorre a fim de se extrair o máximo proveito para alcançar resultados satisfatórios.

Para alavancar esses resultados, um projeto eficiente de sinalização digital deve levar em consideração aspectos técnicos e operacionais. O mesmo vale para os objetivos almejados, como frequência de atualização dos conteúdos, posicionamento diante da concorrência e, claro, melhoria da experiência do cliente no ambiente onde o ponto de digital signage for instalado. Afinal, a missão principal, nesse tipo de caso, será atender — e até mesmo superar — as expectativas do cliente.

Escolha a ferramenta certa para o projeto de digital signage

Uma das razões fundamentais para o projeto de digital signage ser sucesso é, sem dúvidas, a escolha de hardware e software adequados para a gestão da comunicação com os clientes.

Escolher o software certo para digital signage na estratégia de comunicação fará a diferença desde a implantação até o suporte técnico. Para isso, é muito importante conhecer as necessidades do projeto e identificar os recursos que a ferramenta oferece. Além disso, não se pode esquecer de verificar aspectos técnicos como o uso da internet, a implementação do sistema e quem será responsável pela atualização dos conteúdos e monitoramento dos players e dos pontos de TV.

A SuaTV, por exemplo, trabalha com a gestão de conteúdos para digital signage com uma estrutura 100% online e atualizações em tempo real.

Customize a comunicação com seus clientes

A identidade visual de uma empresa estampada no painel digital, seja em uma loja, unidade de saúde ou academia, fortalece o reconhecimento da marca para o público-alvo e deixa a comunicação muito mais customizada e interativa. Uma pesquisa da Nielsen revela que 74% dos entrevistados notaram os painéis no chamado ponto de venda (PDV), o que indica que a percepção das telas é geralmente alta.

Aliado a isso tudo, o conteúdo é rei quando falamos de digital signage, já que ele é quem vai definir o êxito de todo o projeto, uma vez que a mensagem é o item final que será entregue ao cliente que estiver consumindo o conteúdo. Portanto, investir em layouts que sejam interativos e definam bem a marca da empresa poderá ser um importante critério para o projeto. Aliado ao visual, eis que há os variados formatos de conteúdo, como: imagens, vídeos, RSS e integração com terceiros para atualização de notícias.

Centralize a gestão em um único lugar

O gerenciamento dos pontos da TV corporativa em uma única ferramenta online é fundamental para organização e agilidade da transmissão dos conteúdos e mensagens para os clientes. Manter a gestão unificada garante que o responsável pela comunicação consiga distribuir os conteúdos para os painéis digitais e monitore os players à distância, sem se preocupar em ter que verificar um por um e demandar mão de obra para isso.

Logo, para quem precisa realizar atualizações constantes na sua grade de programação e não pode perder o timing da mensagem certa na hora certa, o investimento em uma solução que facilite a gestão dos conteúdos fará a diferença no projeto de digital signage.

Gerencie e monitore os dados obtidos

Um projeto de sucesso de digital signage não se restringe, porém, a itens como escolha da solução que vai realizar a gestão dos painéis digitais e players, customização da mensagem e layouts, bem como o gerenciamento de conteúdo em uma só plataforma. Também é importante mensurar e gerenciar os resultados como, por exemplo, todo o conteúdo que foi transmitido nos painéis digitais dentro de um período, o tempo de reprodução, além do uso de rede e disponibilidade dos players das telas.

Realizar esse monitoramento é fundamental para a saúde do projeto de digital signage. Ou seja, acompanhar de perto o cenário geral dos seus conteúdos, o uso de dados, quais mídias estão sendo mais reproduzidas, além de obter maior controle do uso da rede e da internet. Assim, a equipe de TI poderá se precaver de possíveis intercorrências e conseguir mitigar riscos por meio da análise de dados que um software para digital signage oferece de toda a rede da empresa.

Concluindo…

O sucesso de um projeto de digital signage depende de fatores como o uso adequado da tecnologia, o que pode ocorrer por meio de ferramenta que permita uma gestão unificada e consiga realizar a atualização em tempo real dos painéis digitais. Para esse tipo de ação, uma boa plataforma também é útil na hora de se desenvolver a personalização da mensagem de acordo com a marca da empresa e o monitoramento constante dos players e conteúdos com relatórios e gráficos de desempenho e disponibilidade.

Cada negócio poderá fazer uso dos recursos de digital signage que se adaptem ao seu próprio modelo, desde que possam usar da melhor maneira possível para obter o sucesso e o retorno adequado deste investimento.

Você procura uma solução que atenda a esses critérios e deseja alavancar o projeto de digital signage da sua empresa? Marque uma conversa com nossos especialistas e entenda como a SuaTV pode potencializar a comunicação com os seus clientes.

Autor: Eduardo Bernardone

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