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Comunicação Interna/ RH

Pesquisa de clima organizacional: qual a sua importância?

Pesquisa de clima organizacional: qual a sua importância?

Dentre os resultados obtidos nas ações de comunicação interna e RH, muitas vezes, não há tangibilidade ou ganhos financeiros. O que dificulta a mensuração. Porém, é possível criar métricas próprias em cima das metas e objetivos estratégicos da área responsável.

Uma ótima forma de saber se seus colaboradores estão sendo informados corretamente é os perguntando diretamente! Uma pesquisa de clima organizacional com formulários de feedback lançados por e-mail são muito utilizados para acompanhar o desenvolvimento das atividades e os resultados alcançados.

Para monitorar resultados, o departamento de RH, gestores e os responsáveis por endomarketing utilizam algumas ferramentas como: planilhas de gestão e acompanhamento do desenvolvimento de líderes e colaboradores, treinamentos constantes, reuniões focadas em pessoas, eventos internos, pesquisa de clima e cultura para recolher feedbacks, monitorar e resultar em novas ideias para uma melhor gestão da empresa.

Sendo assim, o clima organizacional é o ambiente humano dentro do qual as pessoas de uma organização executam sua função e é monitorado a partir de ferramentas de comunicação interna. Resulta da cultura formada a partir de valores e, juntos, formam o ambiente de trabalho de uma empresa.

Por que fazer pesquisa de clima organizacional?

As organizações conseguem mensurar o clima organizacional e o nível de satisfação de seus colaboradores através dessa ferramenta. Com esses resultados, é possível planejar ações que vão melhorar a motivação, integração, produtividade e números de retenção e rotatividade.

Existem empresas especializadas em pesquisas de clima organizacional e materiais na internet feitos para isso, caso a equipe de RH não se sinta à vontade para formular perguntas.

Os resultados dessas avaliações têm extrema importância, que são os dados que podem ser utilizados para administrar empresas. De certa forma, a organização descobre onde mais ela está cometendo erros e seus principais acertos.

Com isso, ela consegue melhorar o trabalho dos gestores e do RH, a fim de trazer um melhor engajamento, motivação e desempenho nos colaboradores e um clima organizacional melhor. Além disso, são esses resultados da avaliação de desempenho que ajudarão as equipes de comunicação interna e endomarketing a direcionarem suas ações, como campanhas de incentivo.

Como fazer a pesquisa de clima organizacional?

Cada empresa deve adaptar sua pesquisa em cima de suas necessidades e cultura. Porém, existem alguns pontos que são levados em consideração:

Envio dos questionários

O questionário deve ser enviado a todos os colaboradores, preferencialmente por e-mail. Deve ter um incentivo ou uma obrigatoriedade em relação ao preenchimento e participação da pesquisa. É essencial contar com todos os funcionários no levantamento destes dados.

Metodologia de pesquisa

Nessas pesquisas, utiliza-se, normalmente, metologias mistas. Pesquisas quantitativas e qualitativas com respostas abertas ou fechadas. Não se esqueça de levantar objetivos e hipóteses antes da pesquisa para saber se suas perguntas estão sendo essenciais para descobrir o que deseja e se, ao final do processo, conquistará o que precisa.

Relatório final

A pesquisa deve ser documentada e seus resultados compilados. Tudo precisa estar junto e de fácil visualização de tendências com estatísticas.

Comunicação

A comunicação desse resultado a todos líderes e gestores da empresa deve ser feita imediatamente e de uma forma organizada. O que eles precisam saber é o essencial e o que mais vai interferir na administração dos negócios.

Plano de ação

O desafio final então da pesquisa é conseguir os resultados necessários para melhorar o clima organizacional da empresa. Em sequência disso, desenvolver um plano de ação para gestão, RH e comunicação interna capaz de desenvolver todas as melhorias.

Conclusão

Depois de um planejamento todo estruturado com métricas, indicadores, métodos e períodos, os resultados mensurados devem apresentar um plano de ação para a empresa e melhorar o engajamento dos colaboradores e a produtividade geral. Um clima organizacional muito mais favorável.

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Autor: Marketing SuaTV

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