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TV corporativa

5 erros comuns em TV corporativa que você precisa evitar

5 erros comuns em TV corporativa que você precisa evitar

A TV corporativa é um importante canal estratégico na comunicação interna. Veja quais são os erros que precisam ser evitados

O uso da ferramenta utilizada na comunicação com os colaboradores é fator primordial nos resultados de uma boa comunicação interna. A TV corporativa faz parte desse pacote como um importante canal estratégico. Ela tem como objetivo engajar o time, disseminar a cultura organizacional, transmitir informações relevantes sobre a empresa e permitir o acesso aos resultados da companhia por meio da gestão à vista.

Com todos esses aspectos, os cuidados básicos com a TV corporativa devem fazer parte do conjunto estratégico, a fim de que possa ser utilizado todo o potencial do canal e a eficiência que ele traz na comunicação interna. Por isso, separamos 5 erros comuns em TV corporativa e que precisam ser corrigidos e evitados. Acompanhe!

1. Falta de plano editorial e estratégia não definida

Organização e direcionamento são fundamentais em um projeto de TV corporativa que está sendo iniciado, ou que já existe. Por isso, criar uma linha editorial com os conteúdos que serão transmitidos na TV permitirá maior assertividade no engajamento com o público.

Entretanto, é fundamental que existam objetivos claros do que se deseja alcançar com a comunicação interna e o que realmente será transmitido para o time. Mapeie quais são esses objetivos antes de iniciar a produção de conteúdo e defina o plano editorial. Alguns objetivos estratégicos que podem ser contemplados são:

  • Envolvimento dos colaboradores com as ações e eventos internos;
  • Ampliação do canal de comunicação e acesso às informações;
  • Disseminação da cultura organizacional, missão, visão e valores;
  • Uso da TV corporativa para gestão à vista de indicadores e resultados.

A partir disso, fica mais fácil achar a direção certa para definir seus conteúdos, contemplando um ou mais objetivos. Por isso, entenda o cenário da sua organização antes de iniciar.

2. Comunicação desalinhada com o perfil do público interno

Um ponto de atenção importante com o uso da TV corporativa — e de qualquer outro meio de comunicação — é como a mensagem está sendo transmitida. Será que a linguagem e o conteúdo estão condizentes com o perfil dos colaboradores? A mensagem está sendo didática e de fácil compreensão para todos? Faça essas perguntas e acompanhe o nível de engajamento e interesse das pessoas.

Estudar e entender as características dos colaboradores permitirá que a comunicação seja mais direcionada e se conecte com as pessoas, gerando identificação e pertencimento. Por exemplo, se o perfil interno é composto por profissionais jovens e com um estilo mais despojado, provavelmente uma comunicação muito formal e séria não irá atrair a atenção desse público. Nesse caso, estabelecer uma linguagem mais leve e descontraída pode ser uma boa opção.

Porém, é importante correlacionar com a cultura da empresa e como a comunicação pode ser trabalhada de forma assertiva e personalizada, atendendo ao público interno e a organização.

3. Pontos de TV instalados em locais com pouca visibilidade e interação

A sua TV corporativa precisa estar visível para todos, não é verdade? Não adianta colocar uma tela em um ambiente que ninguém possa ver ou não exista circulação de pessoas. Por isso, é importante verificar quais são os pontos disponíveis e onde eles estão localizados para que o projeto realmente dê resultados.

Avalie seus objetivos de comunicação e qual a estratégia a ser seguida com a TV corporativa. Por exemplo, se a proposta é que os conteúdos sejam veiculados para os colaboradores fora do ambiente dos computadores e das mesas, considere instalar as telas em um corredor, sala de espera, refeitório e espaços de circulação.

Além disso, o tamanho da tela é importante para que o conteúdo seja visível para todos e a mensagem compreendida, bem como a altura da TV corporativa. A luz do ambiente também precisa ser considerada, a fim de que ela não reflita na tela e atrapalhe a leitura.

4. Falta de identidade visual e excesso de informações

Um projeto de TV corporativa profissional exige uma boa estética e conteúdos com templates dinâmicos e visualmente atraentes. Por isso, para deixar a programação da sua comunicação ainda mais personalizada, a identidade visual da empresa é indispensável, já que ela criará uma conexão com o público interno e o reforço da marca. 

Ao definir a implantação do projeto de TV corporativa, alinhe com o time de designers para que sejam desenvolvidos materiais com as cores, logotipos, linhas e elementos do manual de marca da companhia. Caso não exista uma equipe de designers, a própria empresa de TV corporativa pode disponibilizar uma equipe para desenvolver os templates. A SuaTV, por exemplo, dispõe de uma equipe própria de designers que auxilia os clientes nesse trabalho.

Outro ponto de atenção é o excesso de informações. A TV corporativa é um canal de comunicação dinâmico e com conteúdos rápidos para serem absorvidos, já que a programação pode ser um pouco mais extensa. Entretanto, o cuidado com o excesso de informações é fundamental para não cansar a audiência e perder a atenção e o engajamento. 

Estabeleça conteúdos fáceis de serem lidos, com pouco texto, mas com elementos visuais atrativos, dinâmicos e interativos, como o uso de QR codes que possam levar o usuário para uma página de inscrição de um evento cultural, por exemplo.

5. TVs desligadas e conteúdos desatualizados

É importante evitar que a TV corporativa fique desligada. Caso seja necessário, considere não deixar inativa por muito tempo. Além da perda de audiência naquele ponto específico, os resultados para o alcance dos objetivos estabelecidos podem ser comprometidos. Por isso, faça o acompanhamento periódico do funcionamento das televisões instaladas, bem como dos equipamentos que realizam a transmissão para as telas.

Outro ponto fundamental é a atualização rotineira dos conteúdos. Trabalhar com materiais desatualizados poderá prejudicar a retenção da atenção e o engajamento, despertando a falta de interesse na TV corporativa. Estabeleça um ritual e siga um plano de comunicação interna. Defina data, horário e período de início e término, se houver necessidade. 

Uma ferramenta de gestão de conteúdo para TV corporativa é muito importante nesse processo, já que os recursos disponíveis permitem melhor gerenciamento, bem como atualizações em tempo real, dentro de uma única plataforma. Dessa forma, o processo fica automatizado.

Concluindo…

O segredo do sucesso para evitar os erros comuns em TV corporativa também está nos cuidados com o uso da ferramenta. Estabelecer os objetivos da comunicação interna, o que pretende ser comunicado para os colaboradores e realizar o acompanhamento periódico de todo conjunto que compõem esse importante canal de comunicação, são fatores imprescindíveis para evitar erros, comprometer o engajamento do time e os resultados que precisam ser alcançados.

A SuaTV está aqui para ajudá-lo a obter a melhor experiência com a TV corporativa por meio da tecnologia, do uso inteligente e automatizado do canal. Converse com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre a TV corporativa e a plataforma.

Autor: Eduardo Bernardone

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