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TV corporativa

Como montar uma boa programação de TV corporativa? 

Como montar uma boa programação de TV corporativa? 

Eduardo Bernardone

16 de maio de 2022

Para um projeto de TV corporativa de sucesso, é fundamental contar com uma programação definida e alinhada com a estratégia de comunicação.

Para que o projeto de TV corporativa alcance o propósito de engajar os colaboradores, comunicá-los e valorizá-los, é importante entender como montar uma programação de TV corporativa bem-sucedida. Caso essa seja sua dúvida e você não sabe por onde começar, separamos alguns pontos importantes a serem considerados para criar uma programação que realmente funcione.

Não basta apenas instalar uma TV e colocar textos, imagens e vídeos de forma aleatória. É necessário estabelecer uma estratégia de comunicação que esteja alinhada com os objetivos da empresa e o uso da TV corporativa, a fim de que seja possível montar uma boa programação.

Por isso, neste material, você vai encontrar algumas dicas importantes. Acompanhe!

Alinhe a programação da TV corporativa com os objetivos e planejamento de comunicação interna

É fundamental entender que cada empresa é única e conta com sua própria estratégia de comunicação alinhada à cultura e os valores da organização. A programação de TV corporativa precisa estar amarrada a esses fatores essenciais, já que o que funciona em uma empresa não necessariamente funcionará em outra.

Portanto, antes de definir o que será passado nas telas da TV corporativa, é importante entender quais os objetivos que a empresa pretende atingir com a comunicação por meio da TV corporativa e quais os conteúdos e editorias que serão abordados nas telas.

Os feedbacks oferecidos pelos próprios colaboradores sobre o que está sendo transmitido na TV também fazem parte deste movimento, com pesquisas internas e diálogo. A comunicação tem chegado para todos? A mensagem transmitida está clara? A partir disso, a programação é atualizada, a fim de que a comunicação nas telas realmente seja efetiva e alcance seu grande potencial. Por isso, é importante pensar na flexibilidade de uma atualização constante e em tempo real, de acordo com as necessidades da organização.

Produza conteúdos relevantes

O que é um conteúdo relevante? É aquele conteúdo que transmite informação de qualidade para o público e que seja útil para o seu dia a dia profissional e pessoal. É possível citar exemplos, como: 

  • Acompanhamento de indicadores e metas para gestão à vista de um determinado departamento ou da empresa;
  • Informações do RH, como prazo para solicitação de férias ou recados do dia a dia;
  • Datas para vacinação, Imposto de Renda, etc;
  • Previsão do tempo e notícias de portais;
  • Campanhas de conscientização;
  • Ações de endomarketing.

É fundamental que a programação da TV corporativa seja relevante e não perca o engajamento das pessoas, sempre com o propósito de levar a mensagem certa, na hora certa, a fim de obter os resultados esperados.

Para isso, é fundamental entender o que o público interno gostaria de assistir, alinhado com a cultura, os valores e objetivos da empresa. Divulgue os conteúdos e avalie os resultados, fazendo ajustes que forem necessários de acordo com o engajamento e mantenha aquilo que funciona. Também é considerável identificar as oportunidades que surgirem para produzir novos materiais, seja em pesquisas internas, conselho de colaboradores em conjunto com o RH, etc.

Mantenha um ritual para atualização em tempo real

A rotina, independente do canal de comunicação interna trabalhado, é parte intrínseca da comunicação interna. É essencial estabelecer periodicidade para atualizar a programação da TV corporativa, no timing certo, de acordo com a estratégia e a campanha daquele momento.

Reúna todos os envolvidos da comunicação interna e faça uma reunião de pauta para estabelecer quais serão os assuntos relevantes que serão divulgados na próxima atualização. Defina qual será a periodicidade de cada programação: semanal, quinzenal ou mensal? 

Leve em consideração, nesse caso, as campanhas e o tempo de cada conteúdo. Por exemplo: a campanha de Dia das Mães ficará durante todo o mês de maio ou será somente na semana da data? 

Ah, e não esqueça de definir as pautas com antecedência para que exista tempo disponível para reunir as informações necessárias e preparar os templates dentro do prazo. A SuaTV, por exemplo, possui uma equipe de design dedicada na criação de templates personalizados, além de possuir uma biblioteca de conteúdos pronta e completa para ajudar na programação de sua TV corporativa.

Aposte na variedade da programação de TV corporativa

Não basta instalar a TV corporativa na empresa e rodar conteúdos aleatoriamente, sem lógica e com assuntos repetidos. É essencial, independentemente de qual a estratégia e objetivo com o canal, que a programação esteja com conteúdos variados. Ou seja, mesclar a programação da TV corporativa com temas relacionados à empresa e informações importantes aos colaboradores, sobre os colaboradores, além de entretenimento e assuntos mais leves.

Para ajudar a estruturar uma programação diversificada, considere distribuir os conteúdos da seguinte forma:

  • Institucional: são os conteúdos relacionados à empresa e sua filosofia, bem como a missão, visão e cultura da organização. É importante reforçar esses valores na programação, bem como todas as práticas adotadas e suas políticas internas. Além disso, nesta categoria também podem ser inseridos os indicadores e metas para gestão à vista, bem como os objetivos de cada área. 
  • Pessoas: nesta categoria encontram-se mensagens para enaltecer e reconhecer os colaboradores, apresentando os profissionais que mandaram bem nos resultados do mês, ações de endomarketing, aniversariantes, quem se tornou papai ou mamãe, etc.
  • Informativo ou Entretenimento: juntamente com os conteúdos internos, a programação pode ficar ainda mais rica e aumentar a atratividade da TV corporativa com informações sobre calendário de vacinação, eleições, clima e tempo, redes sociais da empresa, divulgação de cursos relevantes, quiz e conteúdos interativos, além de datas comemorativas, campanhas de conscientização e notícias de portais.

Para entender um pouco mais sobre os 3 tipos de conteúdo que não podem faltar na TV corporativa, assista o vídeo que preparamos sobre esse assunto e saiba mais:

Concluindo…

Uma programação de TV corporativa bem definida é aquela que está alinhada com os objetivos e o planejamento da comunicação interna, bem como os resultados que se deseja alcançar com o canal. Produzir conteúdos relevantes e diversificados para um meio de comunicação dinâmico e visual, como é o caso da TV corporativa, faz parte desse processo.

Tudo isso é possível com o apoio de uma ferramenta de gestão de conteúdo que permite programar e atualizar em tempo real todos os pontos espalhados pela organização. A SuaTV é a solução para gestão de TV corporativa que oferece autonomia e praticidade para o profissional de comunicação interna.

Para conhecer mais nossa solução e garantir o engajamento dos colaboradores, fale agora mesmo com nossos especialistas.

Autor: Eduardo Bernardone

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