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Comunicação Interna

O que esperar de um profissional de comunicação interna?

O que esperar de um profissional de comunicação interna?

O profissional de comunicação interna é responsável por alinhar as informações da empresa com os colaboradores

A comunicação interna é um setor dedicado na interação entre a empresa e colaboradores, cujo objetivo está ligado em transmitir comunicados, informações sobre a companhia e estreitar o relacionamento com o público interno. A estratégia também cumpre seu papel de engajar os colaboradores com a empresa, conectando-os aos objetivos, valores e cultura da organização.

De modo geral, a comunicação é de extrema importância e, para ser realizada com êxito, ao menos um profissional da empresa deve estar dedicado a cuidar desse setor. Estamos falando do profissional de comunicação interna.

Segundo a pesquisa O retrato da comunicação interna em 2021, desenvolvida pela SuaTV, a maior porcentagem dos setores pela comunicação interna está entre as áreas de comunicação corporativa e RH.   

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, confira neste material quem é esse profissional e qual seu perfil dentro da organização.

Quem é o profissional de comunicação interna?

O profissional de comunicação interna – que trabalha em parceria com a área de Recursos Humanos (RH) – é o responsável por divulgar informações, novidades e ações relevantes e pertinentes para todos os colaboradores. Tai assuntos são relacionados ao que diz respeito à companhia, bem como no gerenciamento dos possíveis ruídos de comunicação.

Entre seus objetivos está a integração das equipes e o alinhamento das principais informações da empresa, a fim de que todos estejam na “mesma página” e por dentro de tudo que acontece na organização. Além, é claro, de produzir conteúdos que possam promover o engajamento dos colaboradores, atuando diretamente em campanhas de endomarketing.

Qual o perfil do profissional de comunicação interna?

O perfil do profissional de comunicação interna requer habilidades bem variadas. Normalmente, são profissionais oriundos das áreas de Marketing, Comunicação Corporativa e Recursos Humanos.

Independentemente da formação acadêmica, para conseguir se destacar no setor de comunicação interna, é preciso ter, ao menos, os seguintes requisitos/qualidades:

Conhecer o público interno

Para que a comunicação interna funcione de forma assertiva, o profissional precisa entender com quem ele está se comunicado. Ou seja, conhecer o perfil dos colaboradores e como eles se comportam, alinhado aos valores e cultura da empresa. Com o objetivo de adequar a linguagem da comunicação para gerar identificação com a mensagem transmitida e, assim, aproximar-se do público interno. Além disso, é importante definir os canais de comunicação em que os colaboradores têm acesso, a fim de que a mensagem possa alcançar a todos.

Estar sempre atento

O profissional que cuida da comunicação interna precisa ficar atento aos comentários e boatos que possam surgir na empresa, a fim de evitar ou se antecipar à “rádio peão”. Por isso, é importante manter uma rotina de comunicação, com pautas já definidas, em conjunto com o RH. Além, é claro, de estar próximo às lideranças, a fim de identificar as lacunas e ruídos no processo de comunicação, criando um diagnóstico para aplicar a melhor estratégia.

Domínio da língua portuguesa

Sem dúvidas, o profissional de comunicação interna precisa ter um excelente domínio da língua portuguesa. Dessa forma, é possível garantir máxima qualidade e credibilidade para com os conteúdos e mensagens transmitidas aos colaboradores. Possuir uma excelente redação, com gramática e ortografia, bem como criatividade são fatores essenciais para um bom desempenho dos conteúdos.

Escuta ativa

Para se comunicar, é preciso ouvir! Portanto, desenvolver a escuta ativa é fundamental para o trabalho de comunicação interna, uma vez que o profissional de comunicação interna é um parceiro estratégico da liderança. Logo, é importante ouvir o que os gestores e colaboradores têm a dizer, a fim de fortalecer o diálogo. Entender se todos estão recebendo e compreendendo a mensagem, além de conhecer todas as áreas da organização e identificar os ruídos no processo de comunicação.

Quais são os meios de comunicação utilizados?

O profissional de comunicação interna precisa estar atualizado e antenado com as diferentes ferramentas de comunicação, sobretudo os canais online – levando em conta o trabalho à distância e o modelo híbrido. Logo, a definição de quais meios serão utilizados na comunicação com os colaboradores dependerá de fatores, como: os objetivos e estratégias da organização, a quantidade de colaboradores, o modelo de trabalho (presencial ou online), etc.

Alguns profissionais da comunicação trabalham com os seguintes canais:

  • E-mail;
  • Aplicativos de comunicação interna;
  • Rede social corporativa;
  • Murais impressos;
  • Ferramentas de conversação, como Slack, Gchat, Skype, etc.

Há também o uso da TV corporativa como ferramenta para quem deseja que a comunicação alcance a todos os colaboradores espalhados em diferentes departamentos. Aqui pode ser desde o administrativo até a fábrica, por exemplo, bem como em diferentes unidades.

Concluindo…

O profissional de comunicação interna é a pessoa responsável por transmitir e divulgar as informações da empresa a todos os colaboradores, atuando em parceria com o RH nesse processo. 

Suas habilidades e requisitos, como vimos, vão além do domínio da língua portuguesa, mas de soft skills que estão ligadas à empatia e escuta ativa. Além do conhecimento do público receptor da mensagem e um senso analítico de lacunas que possam atrapalhar a fluidez da comunicação pela empresa.

Se você gostou do conteúdo e ele contribuiu no seu entendimento a respeito do trabalho do profissional de comunicação interna, continue acompanhando o blog da SuaTV e compartilhe este artigo com mais pessoas!

Este conteúdo foi publicado originalmente em 13 de janeiro de 2020 e vem sendo atualizado, desde então.

Autor: Eduardo Bernardone

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