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Comunicação Interna

5 dicas para evitar falhas e ruídos na comunicação interna

5 dicas para evitar falhas e ruídos na comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para estabelecer um contato mais próximo com o colaborador, a fim de garantir que informações importantes cheguem a todos. Dessa forma, definir as estratégias de comunicação são fundamentais para evitar falhas na empresa e manter um bom relacionamento entre todos, promovendo um ambiente de trabalho saudável e harmônico.

Por isso, no conteúdo de hoje, você verá 5 dicas de como evitar falhas e ruídos na comunicação interna e ficar por dentro das principais ações.

Conheça as dicas para evitar os ruídos na comunicação interna

  1. Promova a cultura do diálogo pela comunicação interna

O diálogo é sempre o melhor caminho para minimizar os ruídos e falhas na comunicação interna, já que ele permite encontrar uma solução, criar planos, identificar pontos de melhoria, colher feedbacks e trocar experiências. Promover a cultura do diálogo entre colaboradores e gestores é desenvolver um ambiente de trabalho ainda mais acolhedor e agradável para se trabalhar, já que a prática quebra as barreiras hierárquicas ou burocráticas.

Dessa forma, o colaborador pode se sentir mais à vontade para expressar suas ideias e os gestores conseguem se manter mais próximos de seus liderados, criando uma relação profissional mais humanizada. O diálogo pode estar presente em situações, como: reuniões de one on one, feedback, revisão de tarefas e planejamento de novos projetos, etc. O importante é incorporar essa cultura no dia a dia da empresa.

  1. Garanta que a mensagem foi entendida

Uma das causas que originam os ruídos de comunicação, sobretudo a famosa “rádio-peão”, são os problemas que acontecem no meio do caminho entre a emissão da mensagem e a recepção. Ou seja, a mensagem foi recebida por todos? As pessoas compreenderam o conteúdo? Houve alguma dúvida?

É muito importante certificar-se que a mensagem emitida pelo gestor e pelo departamento de comunicação interna tenha sido entregue e entendida por todos. Além disso, é fundamental criar um ambiente no qual todos os colaboradores possam ter a liberdade para esclarecer suas dúvidas, permitindo fácil acesso para que uma eventual questão possa ser respondida.

  1. Crie canais para se comunicar com os colaboradores

Dentro do planejamento de comunicação interna, é fundamental considerar quais serão os canais a serem utilizados para que a mensagem seja divulgada para todos, bem como melhorar a experiência dos colaboradores. Tais canais podem ser o envio de newsletters por e-mail, jornal mural, TV corporativa, rede social interna, intranet, app, entre outros. 

É importante identificar quais são os meios que irão gerar mais resultados para o público e quais deles os colaboradores possuem acesso. Para definir o canal, identifique os principais objetivos com a comunicação interna, qual a estratégia da empresa como um todo e como a mensagem pode ter alcance, a fim de que todos possam receber o conteúdo e interagir com ele.

  1. Estabeleça uma rotina semanal para a comunicação interna

Para manter a comunicação com os colaboradores funcionando e evitar a sintonização da “rádio peão”, bem como os demais ruídos na comunicação interna, desenvolva um ritual para as ações internas. Definir a periodicidade é imprescindível para manter os profissionais da empresa informados e engajados com a empresa. 

Por exemplo, a cada semana os profissionais da área de comunicação interna se reúnem para definirem as pautas da semana com os principais tópicos que precisam ser divulgados, seja por e-mail, rede social ou TV corporativa. 

Podem ser editorias específicas, como aniversariantes, recados urgentes, colaboradores que mandaram bem no período, palestras e eventos internos, etc. Assim, os colaboradores já entram na rotina, esperando pelas novidades e informações atualizadas.

Também é possível, a cada mês, enviar uma newsletter para todos os colaboradores, por e-mail, com as principais novidades que aconteceram naquele período na empresa.

  1. Mantenha os colaboradores motivados

Promova treinamentos e valorize o seu colaborador para melhorar os resultados da empresa. Também é importante que toda a equipe esteja sempre conectada e interagindo, uma vez que o trabalho de um depende do outro. Imagine se um setor não conversa com o outro, por exemplo? Com certeza haverá desencontros e os resultados serão prejudicados.

Sem dúvidas, a comunicação interna é um grande desafio para as empresas e, por isso, é fundamental definir estratégias nessa área. Só assim os negócios conseguem evitar problemas com a comunicação e garantir um bom ambiente de trabalho para todos.

Concluindo…

Agora que você já sabe quais são as 5 dicas para evitar as falhas e ruídos na comunicação interna, coloque-as em prática para garantir o máximo aproveitamento. 

Os ruídos só serão diminuídos com um trabalho constante, seguindo uma rotina e mantendo a disciplina. Além, é claro, da promoção do diálogo em reuniões, cultura do feedback e abertura para troca de ideias.

Se você quiser ficar por dentro de mais conteúdos sobre o universo da comunicação interna, endomarketing e TV corporativa, acesse o nosso blog!

Este conteúdo foi publicado originalmente em 17 de outubro de 2018 e vem sendo, desde então, atualizado.

Autor: Eduardo Bernardone

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