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Endomarketing

Comunicado interno para os funcionários: o que é?

Comunicado interno para os funcionários: o que é?

O comunicado interno é a melhor forma de se comunicar com os colaboradores sem que ocorra falhas na comunicação. Confira como produzir o ideal para a sua empresa 

Passar uma mensagem aos colaboradores não é algo simples de se fazer em uma empresa. Para que não ocorra ruídos na comunicação, é preciso definir qual o melhor formato e o canal de transmissão em que a mensagem será entregue. Além disso, é necessário verificar qual o propósito da mensagem, a sua importância e o número de colaboradores que ela irá atingir. 

Uma boa comunicação interna evita desentendimentos e mal estar entre os colaboradores no dia a dia da empresa. A elaboração de comunicados internos deve ser feita com atenção. Afinal, qualquer informação passada de forma errada pode gerar ruídos na comunicação. 

O comunicado interno é uma forma de divulgar informações relevantes para toda a empresa. Ele é essencial para garantir que todos os colaboradores estejam a par das decisões da companhia. 

É importante que a comunicação seja feita de forma organizada. O auxílio de um profissional do RH ou de comunicação interna facilitará na hora de definir o que será informado e o motivo da divulgação para a empresa.

Como criar um comunicado interno eficiente

Os comunicados internos devem ser estratégicos e com conteúdos relevantes para a empresa e colaboradores, respectivamente. 

Ações de endomarketing, missão, visão e valor da empresa e avisos do RH são assuntos que podem estar em um comunicado. É preciso estar atento aos feedbacks da equipe para que nada passe despercebido.

Além disso, o planejamento de comunicação interna permite estratégia mais elaboradas e aumenta as chances de alcançar o objetivo do comunicado.

Para que tenha relevância, é importante que haja os seguintes tópicos:

  • Assunto a ser abordado

É essencial que o assunto seja atrativo e relevante para o colaborador. Dessa forma, aumenta a garantia de que a mensagem foi transmitida com sucesso. 

Mesmo que o gestor repasse o comunicado, é viável ter mais de uma opção de canal de transmissão para envio da mensagem. 

  • Linguagem empregada 

O profissional de comunicação/ RH responsável por inserir a mensagem deverá estar atento à linguagem empregada. Depois de definido o público-alvo, é mais fácil de verificar qual linguagem será aplicada. 

  • Objetividade

A objetividade é uma boa estratégia para garantir que todos leiam o comunicado. Dessa forma, garante que os colaboradores compreendam e memorizem a mensagem transmitida. 

Transmissão 

A ferramenta de TV corporativa pode ser eficaz para tornar o comunicado mais atrativo e eficaz. Com a possibilidade de segmentar os conteúdos, a ferramenta permite que os leitores assimilam a informação com mais facilidade, sendo uma ótima opção para a transmissão de comunicados internos.

Autor: Marketing SuaTV

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