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Comunicação Interna

Gamificação na comunicação interna: o que você precisa saber?

Gamificação na comunicação interna: o que você precisa saber?

O universo dos jogos aplicados em situações da vida real e na comunicação interna como suporte para a interação do time com a empresa

Quem nunca ficou entretido com um jogo no celular, videogame ou até mesmo na época dos fliperamas? Em média, para 66% dos brasileiros, os games são uma forma de entretenimento. As principais plataformas estão no smartphone, notebook e videogame, segundo a matéria do Meio & Mensagem.

Como trazer o universo dos games para os negócios, sobretudo para a comunicação interna da empresa, garantindo os resultados na interação dos colaboradores e produtividade?

Nos tópicos abaixo vamos explicar sobre o processo da gamificação na comunicação interna e como a dinâmica dos jogos pode transformar as atividades mecânicas e rotineiras em algo atrativo e com grande envolvimento e participação do time.

O que é gamificação?

A gamificação pode ser definida como a dinâmica do mundo dos games aplicada à vida real em diferentes contextos e situações que não estejam ligados aos jogos como, por exemplo: educação, negócios, saúde e social.

O objetivo da gamificação consiste em motivar as pessoas a executarem suas atividades diárias e rotineiras com o auxílio de jogos, de forma lúdica e divertida. Aplicados para que estimulem a aprendizagem, a recompensa pelas tarefas cumpridas, competição saudável e produtividade com missões claras para cumpri-las.

O termo gamificação é derivado do inglês, gamification, originado em 2002 por Nick Pelling, programador britânico que também criou a Conundra, empresa de consultoria em gamificação. Entretanto, a partir de 2010, o termo começou a se tornar mais popular. Uma famosa game-designer, Jane McGonigal, referência na gamificação, apresentou um Ted em 2010 sobre como podemos usar o poder dos jogos para resolver os problemas do mundo real e fazer um mundo melhor, contribuindo para a popularização do termo.

Como aplicar a gamificação na comunicação interna?

Ao aplicar a gamificação na comunicação interna, é necessário entender quais são as áreas que precisam de melhorias no envolvimento com o colaborador, seja no engajamento ou na retenção da atenção do profissional. Para tanto, é fundamental criar a estratégia e o tipo de jogo que será aplicado.

Por exemplo, se o problema está na baixa atenção e envolvimento do colaborador com os comunicados enviados e atividades propostas, a dica é criar um sistema de recompensa ao final de uma atividade, com selos que promovam a fidelidade.

Quem tiver o maior número de selos até o fim do semestre, o profissional ganha uma recompensa como um dia de folga, por exemplo. Mas desde que ele cumpra todas as atividades propostas pelo RH e CI e consiga o número de selos para conseguir a recompensa final. O colaborador que mandou bem no desafio, pode ganhar um destaque especial na TV Corporativa da empresa.

O objetivo é transformar as atividades práticas em algo divertido e lúdico, que promova a satisfação, mas sem perder o foco. A gamificação na comunicação interna também pode trabalhar com o estímulo da aprendizagem em uma determinada área do conhecimento, promover a competição saudável e a colaboração para que todos consigam enfrentar os desafios propostos.

Só para você ter conhecimento, os treinamentos por gamificação aumentam em 60% o nível de engajamento dos colaboradores e a produtividade em até 50%, de acordo com a pesquisa da FinancesOnline – plataforma de análises de software.

A publicação ainda mostra que 97% dos colaboradores com mais de 45 anos concordam que a gamificação ajuda a melhorar o trabalho, mostrando que os profissionais são abertos e positivos em relação à gamificação.

Quais os fatores determinantes na construção da gamificação?

Para estabelecer um plano de gamificação na comunicação interna que atenda aos resultados, é necessário seguir alguns pontos fundamentais como:

Metas

Se os jogos possuem uma meta, a empresa também possui. Portanto, deixe seus objetivos bem claros na proposta do game. Para a área de marketing e vendas, trabalhe sobre essas perguntas: quantos leads são necessários alcançar no fim do mês? Qual a meta de vendas? Qual o índice de NPS ideal para a empresa? Todas essas perguntas respondidas estimulam os colaboradores a alcançarem o objetivo na proposta de jogo criada.

Regras

As regras são meios de conceder ao jogador o que pode e não pode ser feito, criando limites para que ele se supere e busque alternativas em uma situação que não infrinja a regra.

Por exemplo, para ganhar um selo da atividade proposta pelo RH, o colaborador deve responder todas as perguntas do quiz sobre a história da empresa e alcançar um determinado número de pontos para receber o selo. Para isso, ele não pode consultar ou pedir ajuda externa, uma vez que ele já estudou e se preparou antes para responder.

Vantagens e Benefícios

Quando a missão é cumprida, o jogador recebe uma recompensa ou uma premiação. Essa técnica é comum nos jogos e que, ao trazer para o ambiente corporativo, o colaborador é valorizado quando este se destaca pelos resultados alcançados.

Para isso, é muito importante criar prêmios que sejam realmente atraentes e que engajem o colaborador no alcance do seu objetivo. Podem ser recompensas de um day-off no aniversário, bônus financeiro, um curso ou treinamento gratuito.

Cooperação

Como a equipe pode se unir para superar um desafio e entregar um determinado trabalho dentro das condições estabelecidas? Atividades que necessitam de ajuda de outra pessoa tem como objetivo exercitar o colaborativismo e a união da equipe no alcance do resultado em comum. 

Construa uma narrativa que tenha como objetivo a conexão entre os diferentes departamentos da empresa, por exemplo, onde o resultado de um depende do trabalho do outro.

Feedback

O uso de feedbacks é outro fator presente na gamificação, pois os resultados apresentados ajudam a demonstrar como está o desempenho do profissional, seja na barra de vida ou pontos do personagem do jogo. As informações em tempo real ajudam o colaborador a identificar quais as áreas do desafio que ele precisa melhorar para superar e cumprir a missão.

Conclusão

Como vimos, a gamificação na comunicação interna é um grande potencial para estabelecer o envolvimento dos colaboradores por meio de jogos que estimulem a competição saudável, o aprendizado e a interação do time com atividades lúdicas.

Portanto, crie um ambiente com uma narrativa que tenha uma missão a ser cumprida com regras, metas e recompensas bem desenhadas para garantir os resultados e a participação voluntária de todos os colaboradores.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe e leia também quais os impactos da comunicação interna nos principais indicadores da empresa.

Autor: Eduardo Bernardone

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