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As 5 melhores práticas para integração de um novo colaborador

As 5 melhores práticas para integração de um novo colaborador

A primeira impressão é a que fica. Para isso, invista em ações de onboarding que vão conquistar, engajar e reter o novo colaborador, diminuindo o turnover

Uma pesquisa da Glassdoor descobriu que as empresas que têm um forte processo de integração de colaboradores conseguem melhorar a retenção do profissional em 82% e a produtividade em 70%.

Logo, a empresa que está engajada em direcionar o colaborador e imergi-lo na cultura e processos do dia a dia, fazendo-o se sentir pertencente e alinhado aos propósitos da organização, tem mais chances com a efetivação do profissional e redução da taxa de turnover, consequentemente.

O onboarding, conhecido também como o processo de integração de um novo colaborador, é o início da interação entre a empresa e o profissional recém-contratado. O objetivo é adaptá-lo à cultura organizacional, aos processos do dia a dia e treinamentos da área que vai atuar.

Para isso, é importante seguir as melhores práticas para fazer um processo de integração de sucesso e que desperte a vontade do colaborador em ficar na empresa. Leia.

Recepção de alto impacto

Após o envio das informações iniciais da proposta de trabalho, como: salário, benefícios, a data do primeiro dia e o tempo de experiência, crie uma experiência marcante para o colaborador. Decore o local onde ele vai trabalhar com elementos vibrantes e festivos, engaje os outros colegas da equipe a deixarem uma mensagem de boas-vindas e ofereça um kit que vai além de caneta, lápis e cadernos. Que tal uma garrafa de champagne para o colaborador comemorar a nova conquista?

Faça o primeiro dia ser uma grande festa de comemoração, tanto pela contratação da empresa quanto para o dia 1 de trabalho do novo colaborador, tornando o momento inspirador.

Os colaboradores mais engajados e felizes conseguem criar experiências ainda melhores para os clientes, o que aumenta a satisfação e fidelidade destes últimos citados.

Conte uma história envolvente

Ao apresentar a sua empresa, transforme os números, dados e informações maçantes em histórias que sejam envolventes, fluídas e de boa compreensão. Traga as ideias relevantes de forma natural e que seja interessante. Essa é a prática do storytelling, a arte de transformar dados em histórias para contar.

Uma pesquisa publicada no Journal of Cognitive Neuroscience relata que nosso cérebro se relaciona melhor com os personagens. Ele consegue focar nos pensamentos e sentimentos do protagonista da história, não importando como a narrativa é expressa.

Usar uma história envolvente para contar sobre a sua empresa ajuda o novo colaborador a associar e memorizar com mais facilidade as principais informações da organização como, por exemplo, os fundadores, a data de início, o que motivou a abrir a empresa e os seus objetivos.

Se a sua companhia, por exemplo, tem uma TV Corporativa, esse é um bom momento para transmitir uma apresentação em storytelling – não só para o novo colaborador, mas para toda a equipe, usando elementos visuais dinâmicos ou vídeos com personagens, por exemplo.   

Apresente aos novos colegas

É importante integrar o novo colaborador com os colegas com os quais ele vai conviver no dia a dia. Para isso, é interessante promover um almoço do líder com a equipe, a fim de compartilhar conhecimentos, experiências e também aproveitar um momento mais informal para descontrair e iniciar o estreitamento da relação profissional.

Faça um tour pela empresa com o novo colaborador para ele se sentir mais familiarizado. Os líderes e gestores podem participar desse momento de apresentação aos outros membros da empresa, inclusive com o CEO e diretoria. Essa é a oportunidade de explorar os detalhes e direcionar o colaborador a entender com mais profundidade como funciona a cultura no dia a dia com os outros profissionais.

Atividades motivadoras e treinamentos

Segundo divulgado pelo site Sapling RH, a maioria das empresas interrompe o processo de integração logo após a primeira semana, o que deixa o colaborador confuso e sem os recursos necessários. Segundo a divulgacão, os melhores programas de integração de um novo colaborador se estendem por 90 dias, podendo chegar a 1 ano.

Para isso, é necessário promover atividades e treinamentos que estimulem a produtividade e o aprendizado. Dentre essas atividades, estão os treinamentos relacionados à área de atuação como, por exemplo, o uso das ferramentas necessárias para o trabalho, participação em diferentes projetos para entender a dinâmica da empresa e reuniões com clientes para captar informações úteis e necessárias para ações de marketing, por exemplo.

Defina um mentor para acompanhar na jornada de onboarding

Escolha um colaborador que auxilie o novo profissional em seu processo de integração. Seja o líder, alguém do departamento ou RH. Essa pessoa ficará incumbida de responder às dúvidas e questionamentos pontuais que surgirem nos primeiros momentos como, por exemplo, o uso de uma ferramenta para o trabalho do dia a dia ou algo mais específico.

É interessante que o profissional tenha as dúvidas sanadas no dia a dia da empresa, conforme sua experiência no processo de onboarding.

Podemos concluir que…

O onboarding é o processo fundamental de inserção do novo colaborador na cultura da empresa. Fugir do tradicional e inovar com um processo de integração forte e estruturado vai aumentar as chances de retenção e produtividade.

Estabeleça um roteiro das acões que serão realizadas e acompanhe de perto a evolução do profissional no período de experiência, deixando-o amparado com os recursos necessários.

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Autor: Eduardo Bernardone

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