Ir para o conteúdo

SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

  • Fale com a gente (11) 4210-3850
default-logo
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV corporativa
    • Mídia indoor
    • Aplicativo de CI
    • Serviços
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV Corporativa

      Solução ideal para gerenciamento de comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

    • Mídia Indoor

      Conecte-se com seu público e divulgue produtos e serviços de forma eficaz.

    • Aplicativo de Comunicação Interna

      Leve a comunicação interna da empresa para a palma da sua mão.

    • Serviços

      Deixe a gestão do seu projeto de TV com o nosso time.

  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV Corporativa

      Solução ideal para gerenciamento de comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

    • Mídia Indoor

      Conecte-se com seu público e divulgue produtos e serviços de forma eficaz.

    • Aplicativo de Comunicação Interna

      Leve a comunicação interna da empresa para a palma da sua mão.

    • Serviços

      Deixe a gestão do seu projeto de TV com o nosso time.

  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
TV corporativa

Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa

Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa

Marketing SuaTV

28 de outubro de 2016

O turnover nada mais é do que a rotatividade de colaboradores das empresas. Ele é uma preocupação frequente em relação à gestão e produtividade de pessoas.

O índice de turnover é considerado um dos principais indicadores de um bom clima e saúde organizacional. É calculado pela diferença entre contratações e demissões e o resultado representa muito para o crescimento das empresas.

Porém, o que é considerado um bom índice? Devem entrar mais funcionários do que sair? Quais são as causas e o que podemos fazer para garantir uma boa retenção? Essas perguntas serão respondidas neste post!

Principais causas da alto índice de turnover

O alto índice de turnover pode ter diversas causas – internas e externas à empresa – e podem impactá-la de maneiras distintas. Entre todas as causas, existem aquelas que controlamos, as que influenciamos e as que apenas monitoramos. Por isso, algumas razões de alta rotatividade não são resultado de ações da empresa. Contudo, devemos estar preparados para tudo.

Um exemplo de causas controladas pela empresa são as condições de trabalho. Que envolvem clima organizacional, gestão, salário, infraestrutura, atividades diárias e relacionamento com a equipe. Tudo isso é controlado pela empresa, pois faz parte de seus processos e é acompanhado pela equipe de RH.

Em causas que influenciamos estão, por exemplo, as oportunidades que surgem para os colaboradores em empresas influenciadoras de nossos negócios, como concorrentes ou parceiros. Já as causas que apenas monitoramos são os impactos fora de alcance da empresa, como: problemas de saúde ou mudanças repentinas.

Pesquisas apontam que os principais motivos para a saída de funcionários são: falta de crescimento profissional, insatisfação pessoal, salários baixos, falta de objetivos, relacionamento com a equipe ou gestor, novas oportunidades, nova perspectiva e estresse no trabalho.

Porque evitar o alto índice de turnover

Se a taxa de rotatividade da sua empresa estiver acima dos 5%, pode representar algum problema administrativo ou de gestão. Esse número é válido para a maioria das empresas, porém, lembre-se que existem muitos fatores e situações que devem ser consideradas. Como demissão em massa, a formação ou extinção de uma área e reformulações de equipes.

Por isso, é muito importante que você conheça as principais consequências de se ter um alto índice de turnover e saiba como reverter este cenário e ter uma saúde organizacional melhor. Tais consequências são:

Excesso de gastos

Com o alto índice de turnover em sua empresa, os gastos com desligamento e contratação são grandes. Desde salário por dias trabalhados no mês, férias proporcionais, multas, condução de um novo processo de recrutamento e taxa de admissão.

Queda de produtividade

Com a saída de funcionários, surge a queda de produtividade, considerando o tempo de adaptação e influência sobre os outros colaboradores, que são impactados com as mudanças. E, quando isso vira um ciclo, impede os resultados alavancarem de vez.

Perda de tempo

Além disso, deve ser investido tempo e energia no processo de treinamento e capacitação dos novos profissionais. Isso tira o foco das equipes de RH e os gestores, que poderiam estar focando nas atividades e metas, mas sempre estão em desenvolvimento de novos funcionários.

Como reter colaboradores e diminuir o índice de turnover de sua empresa

Vimos que é extremamente necessário e importante diminuir o índice de turnover da empresa e não deixar ultrapassar os 5%. Mas como aplicar estratégias para reduzir o percentual de rotatividade de sua empresa?

Primeiramente, os gestores e profissionais de RH devem avaliar as possíveis causas da alta taxa de turnover, para desenvolver planos de ação e organização dos processos e clima da empresa.

Entre algumas dicas para análise e aplicação de estratégicas de redução do índice de rotatividade e garantia de retenção, se encontram:

Avalie os motivos da saída dos colaboradores

É importante que, logo após a saída do colaborador, seja preenchido um documento por ele mesmo, explicando o motivo. Além disso, pode ser feita uma pesquisa com ex funcionários.

Realize pesquisas de clima e satisfação

Seguido no processo de avaliação, pesquisas de clima e satisfação devem ser disparadas aos colaboradores. a percepção de cada um conta no processo de planejamento de mudanças e serve como métrica de saúde e clima da empresa. É possível mensurar nível de engajamento, motivação e ter novas perspectivas dos serviços de desenvolvimento e gestão de pessoas.

Valorize e reconheça esforços

Remuneração é um dos principais motivos de insatisfação de funcionários. Portanto, adote salários justos. pesquise a média de seu mercado de atuação e dos cargos e aplique ao seus limites.

Porém, esse não é o único motivo para a infelicidade de profissionais nas empresas. Colaboradores esforçados e com bom resultado devem ser reconhecidos a todo instante. É uma das principais técnicas de engajamento em atividades diárias.

Incentive o desenvolvimento

Incentive novos aprendizados. Se possível, estabeleça parceria com alguma universidade e disponibilize cursos aos seus profissionais. Sempre indique novas possibilidades de desenvolvimento.

Além disso, estimule feedbacks constantes e análise e desenvolvimento de planos de carreira. Todos devem ter objetivos pessoais e profissionais claros. A empresa possui um papel importante ao incentivar os colaboradores.

Ofereça oportunidades

Ofereça oportunidades de crescimento dentro da empresa, mas não se esqueça de deixar os critérios claros.

Além disso, promova um ambiente agradável, incentivando o aprimoramento de técnicas e processos de todos, aumentando a produtividade da empresa.

Estimule a troca de experiências

A troca de experiências pode ser muito produtiva tanto para os colaboradores, quanto para os resultados da empresa. Faça com que seus profissionais aprendam uns com os outros.

Tenha flexibilidade de horário

Ofereça alternativas flexíveis de horário e pense na possibilidade de adotar home office em situações necessárias. É uma alternativa que muitas empresas estão aproveitando.

Construa um bom clima organizacional

Crie um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Um clima que estimule sua equipe.

Tudo depende de ações de comunicação interna e endomarketing e dos gestores. Um ambiente saudável incentiva os funcionários a buscarem inovação e melhor produtividade.

Conclusão

O índice de turnover é um indicador muito importante de saúde organizacional. Deve ser sempre considerado como métrica de RH e uma preocupação constante da empresa. Não pode ser uma taxa elevada.

Quer evitar este problema em sua empresa? Invista em ferramentas para motivação e engajamento de suas equipes! Entre essas ferramentas, temos a TV Corporativa, uma plataforma extremamente eficaz de comunicação interna que vai melhorar seu clima organizacional e turbinar sua produtividade! Peça já uma demonstração da nossa plataforma e veja na prática como ela poderá ajudar – e muito! – a reduzir o turnover da sua empresa!

Autor: Marketing SuaTV

Posts Relacionados

Funcionalidades da plataforma de TV Corporativa SuaTV em 2025

21 de novembro de 2024

Digital Signage: tudo o que você precisa saber sobre sinalização digital em 2025

3 de setembro de 2024

Case Clínica Croce: impactando pacientes com a TV corporativa

19 de junho de 2024

5 dicas de como engajar colaboradores com a TV corporativa

9 de maio de 2024

Mural Digital: o que é e o que você precisa saber sobre ele

28 de agosto de 2023

Quais desafios a TV corporativa ajuda a resolver na comunicação interna?

21 de julho de 2023

Institucional

  • Trabalhe conosco
  • Manifesto
  • Cases

Soluções

  • TV corporativa
  • Mídia indoor
  • Aplicativo de CI
  • Serviços
  • Perguntas frequentes

Aprenda

  • Blog
  • Materiais ricos
  • Políticas de Privacidade
SuaTV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
Facebook Youtube Linkedin Instagram
Copyright @ 2024 Sua TV Sinalização digital LTDA . Todos os direitos reservados
Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima