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Comunicação Interna

Estratégias para engajar os funcionários

Estratégias para engajar os funcionários

Equipe desmotivada, resultados abaixo da média? Veja dicas para engajar colaboradores e aumentar a produtividade do time

O engajamento é o envolvimento que uma pessoa tem com algo ou alguém. No ambiente corporativo, essa ação representa que o colaborador se sente identificado com os valores difundidos pela empresa e, assim, além de pensar em suas metas pessoais, atua em prol dos objetivos a serem alcançados pela corporação. É o popular “vestir a camisa”.

Vantagens do engajamento

O conjunto de estratégias de endomarketing pode ser usado para impulsionar a produtividade e contribuir para a empresa e, respectivamente, a seus colaboradores. Bom planejamento e estratégia bem elaborada fazem com que os profissionais se sintam mais valorizados. Ações simples, como divulgar uma boa atitude de determinado integrante ou time como um todo, ajudam a reduzir a rotatividade. Afinal, quem se sente valorizado (para além da remuneração) não sai em busca de outras oportunidades no mercado. E quem se engaja tende a apresentar bons resultados — o que é de interesse de qualquer companhia.. 

 

Exemplos de ações para engajamento dos funcionários

Já está comprovado que empresas que se preocupam com o desenvolvimento e bem estar dos funcionários consequentemente aumentam a produtividade e os seus próprios resultados. Corporações que mandam bem nesse aspecto são, por exemplo, presenças frequentes em listas e premiações das melhores. Mas como despertar o engajamento dos colaboradores no dia a dia da empresa? Confira. 

1 – Integração

Uma forma de tornar o ambiente mais agradável é por meio da integração entre as equipes. Essa integração pode ocorrer de várias formas, como ações que podem ocorrer a cada 15 dias, com atividades que reúnam todos da empresa, como almoço em equipe ou até o famoso happy hour pós-expediente. 

2 – Inovação

Por meio da inovação, a empresa sempre sai na frente das demais. Reuniões com os colaboradores para saber o que pode ser modernizado e uso de novas tecnologias podem facilitar o trabalho de todos, além de manter o ambiente sempre a frente quando o assunto é inovação. Esse trabalho de inovação pode ocorrer, por exemplo, com a criação de um “Comitê de Funcionários” — grupo que se reúne em determinado período para discutir ações em prol dos times e da companhia. 

3 – Valorização

A motivação é um dos principais fatores para o colaborador querer continuar trabalhando na empresa. Nada melhor que conseguir atingir as metas individuais e ser reconhecido pela empresa na frente de todos. Por meio da TV corporativa, por exemplo, a companhia pode divulgar aquele funcionário nota 10 e incentivá-lo a ir em busca dos objetivos individuais no dia a dia. Usar a TV corporativa para valorizar de forma pública, como um contrato fechado ou o elogio registrado por um cliente, também ajuda a impulsionar o engajamento interno. 

4 – Feedbacks

Reuniões mensais com o time fazem toda a diferença e mudam o cenário da empresa gradualmente. A medida que colaboradores estejam alinhados e cientes dos objetivos e resultados a serem atingidos por eles e pela empresa, torna-se mais fácil manter disciplina e foco. A comunicação com transparência faz toda a diferença. 

5 –  Diálogo

A comunicação interna é o fator pioneiro para que ocorra diálogo entre a gestão e os colaboradores. Reuniões individuais ou em grupo promovem o diálogo. É preciso saber ouvir o que o colaborador tem a dizer e identificar quais mudanças podem ser feitas para melhorar o desempenho do grupo. É preciso que o profissional perceba na prática que a sua voz é ouvida e respeitada pela empresa — principalmente pelos líderes. 

Conclusão

Observar o comportamento dos colaboradores e manter a comunicação interna em dia são hábitos que agregam valor não só aos profissionais, mas para a empresa de forma geral. Ajuda, entre outros pontos, a manter o desempenho acima da média e a alcançar bons resultados internos e externos.

Conforme demonstrado, uma equipe desmotivada pode trazer prejuízos à organização. Então por que não investir em comunicação e incentivo aos colaboradores? Aproveite as dicas para criar um plano e colocar em prática ações como essas. 

Autor: Marketing SuaTV

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