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Comunicação Interna

Case Puratos: TV corporativa como meio de sucesso na comunicação interna

Case Puratos: TV corporativa como meio de sucesso na comunicação interna

A SuaTV traz mais um grande exemplo de sucesso com o uso de TV corporativa. Como o canal contribui para as ações internas e permite que os colaboradores fiquem bem informados e engajados?

Para descobrir como esse processo funciona no dia a dia, nossa equipe conversou com a Puratos – companhia belga especializada em produção e serviços de panificação, confeitaria e chocolate. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de comunicação interna e o uso da TV corporativa no dia a dia, confira a entrevista na íntegra com Bianca Teixeira, do time de comunicação interna da Puratos:

Sobre o Grupo Puratos

A Puratos é um grupo global belga que tem sua sede na cidade de Groot-Bijgaarden, próximo à capital Bruxelas. Possui larga experiência na fabricação de produtos nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Trabalha intensamente com tecnologia e inovação para oferecer o melhor em sabor para os seus produtos, também levando em consideração a área nutricional.

Tudo começou em 1919 com o fundador Henri Groot, na garagem de uma casa. Juntamente com o seu filho, ele iniciou o desenvolvimento de algumas soluções de panificação e confeitaria, com produtos de matéria-prima para padeiros e confeiteiros da época. 

Um século depois, o grupo marca presença em mais de 100 países oferecendo seus produtos e serviços. Possui cerca de 80 subsidiárias, 61 unidades de produção em 50 países e mais de 9 mil colaboradores espalhados pelo mundo.

“Buscamos atender e auxiliar nossos clientes, desde o artesão doméstico até grandes indústrias. Somos uma empresa que oferece uma grande gama de produtos como melhoradores de pães, pré misturas para bolos, caldas, recheios e chocolates. Tudo com muita ciência e tecnologia”, comenta Bianca Teixeira.

Os desafios enfrentados antes de implantar a TV corporativa

Segundo Bianca, os desafios enfrentados pela empresa estavam voltados em estabelecer um plano de comunicação linear e contínuo que conseguisse atingir todos os níveis organizacionais e os diferentes públicos. O objetivo era conseguir uma comunicação bem alinhada e organizada entre todo o time.

“Temos diferentes públicos entre os colaboradores. Existe o time operacional, administrativo e a equipe de vendas que fica na rua. São diferentes perfis e o nosso desafio maior era conseguir alinhar a comunicação e fazer com que a informação fosse cascateada da melhor forma entre os diferentes níveis e áreas”, comenta a profissional da Puratos.

Os principais resultados alcançados no dia a dia com a TV corporativa

A implantação da TV corporativa como canal de comunicação interna foi fundamental para alinhar o discurso e levar informação para os colaboradores da Puratos, a fim de que todos ficassem por dentro de tudo que acontece na empresa. Houve impacto positivo e o acesso à informação entre os diferentes níveis e áreas. Para Bianca, esse processo foi muito funcional.

“Desde o começo da centralização da comunicação na TV corporativa, recebemos feedbacks positivos. Esse trabalho teve um impacto muito grande na comunicação interna. Logo, percebemos que as pessoas começaram a ficar mais informadas, a estabelecer um sentimento de pertencimento e engajamento. A partir do momento em que as pessoas estão informadas e alinhadas com tudo o que está acontecendo na empresa, naturalmente elas ficam mais engajadas com as próprias ações e campanhas internas”, reforça Bianca Teixeira.

Os colaboradores como parte engajada na produção de conteúdo

A produção de conteúdo é realizada internamente na empresa, a partir do calendário de divulgação. Todo material é organizado e distribuído entre os canais, mas os colaboradores também participam, de forma ativa, na geração de conteúdo para contribuir com a comunicação interna.

“É uma construção em conjunto. As áreas sabem que sou responsável pela comunicação. Dessa forma, quando o pessoal quer compartilhar algum projeto ou uma ação em que eles estão participando, os responsáveis me procuram para trabalharmos a comunicação e produzir os conteúdos”, explica Bianca.

Os colaboradores também participam ativamente quando determinado tema envolve uma área e existe a possibilidade de produzir conteúdo em outro formato como, por exemplo, um vídeo. O time se engaja e participa como personagens no material. Materiais audiovisuais são alguns dos diferenciais da utilização da TV corporativa em comparação a outros canais. E esse tipo de recurso fez com que os colaboradores da Puratos se engajassem no âmbito da comunicação interna.

Nesse sentido, Bianca explica que há gente na empresa que pegou gosto até para atuar como produtor e diretor de vídeo. “O pessoal participa tanto atrás das câmeras, trazendo informações para compartilharmos com todo mundo, e também na frente delas, como sendo os nossos personagens. Acreditamos que isso gera muita identificação e essa ação influencia diretamente no engajamento do público. Então, aproveitamos essa ferramenta, que é tão dinâmica, para otimizar a produção de conteúdo”.

O que você precisa levar em consideração para implantar uma TV corporativa

Com a experiência da TV corporativa, desde a decisão de escolha do canal até o seu uso no dia a dia, Bianca Teixeira deu algumas dicas importantes para quem deseja implantar uma solução similar na empresa. Algumas dessas sugestões envolvem:

  • Entender o seu público e realizar uma pesquisa sobre quais são as dores e as necessidades, a fim de saber se esse é o canal certo que poderá atendê-lo;
  • Planejamento e estratégia de conteúdo para a TV corporativa, que precisa de mensagens mais dinâmicas e objetivas;
  • Editorias para identificar o que vai ser comunicado com a identidade visual bem trabalhada para gerar grande impacto.

“A TV corporativa também precisa ser dinâmica. Logo, é preciso produzir um conteúdo que aproveite bem esse canal e que seja adequado para que a informação chegue. Pense também na duração e não deixe rodar um conteúdo por muito tempo, pois há o risco de se perder o interesse”, afirma Bianca.

Parceria com a SuaTV

A parceria da Puratos Brasil com a SuaTV foi construída de forma muito positiva desde o início. Um dos pontos levantados pela Bianca Teixeira foi como o atendimento sempre foi muito próximo.

“O relacionamento é muito bacana. Sempre quando tenho uma dúvida, a Lu [Luana Brazão, customer success da SuaTV] é muito solícita e nos ajuda. Quando ela não tem a resposta de imediato, vai buscar entender melhor e nos retorna.”

Bianca também fala sobre o sistema da SuaTV e sua versatilidade. Ela destaca a facilidade em mexer na plataforma e o quanto ela é dinâmica e intuitiva, podendo explorar as funções de uma maneira muito positiva.

“Dá para inserir uma série de conteúdos, não apenas as informações da empresa, mas também materiais externos, como notícias, destaques de música e esportes. O canal fica mais atrativo.”

A SuaTV também pode ajudar a sua empresa

O case da Puratos Brasil mostra como a TV corporativa foi importante para alinhar a comunicação nos diferentes públicos, permitindo que os colaboradores ficassem bem informados.

Se assim como a Puratos, você deseja implantar um canal de comunicação interna que converse de maneira assertiva com os colaboradores, trazendo, ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO e COMUNICAÇÃO, conheça a SuaTV. 

Com a plataforma especialista em TV corporativa é possível gerenciar diferentes pontos de TV e atualizar, em tempo real, os conteúdos por meio de uma única plataforma.
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Autor: Eduardo Bernardone

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