Ir para o conteúdo

SuaTV – TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV

  • Fale com a gente (11) 4210-3850
default-logo
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV corporativa
    • Mídia indoor
    • Aplicativo de CI
    • Serviços
  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV Corporativa

      Solução ideal para gerenciamento de comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

    • Mídia Indoor

      Conecte-se com seu público e divulgue produtos e serviços de forma eficaz.

    • Aplicativo de Comunicação Interna

      Leve a comunicação interna da empresa para a palma da sua mão.

    • Serviços

      Deixe a gestão do seu projeto de TV com o nosso time.

  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
  • Sobre
    • Trabalhe conosco
    • Manifesto
  • Soluções
    • TV Corporativa

      Solução ideal para gerenciamento de comunicação interna e engajamento dos colaboradores.

    • Mídia Indoor

      Conecte-se com seu público e divulgue produtos e serviços de forma eficaz.

    • Aplicativo de Comunicação Interna

      Leve a comunicação interna da empresa para a palma da sua mão.

    • Serviços

      Deixe a gestão do seu projeto de TV com o nosso time.

  • Cases
  • Aprenda
    • Blog
    • Materiais ricos
    • Kit de templates
  • Peça uma demonstração
Peça uma demonstração
Comunicação Interna

Comunicação Interna na faculdade: entenda a importância para funcionários

Comunicação Interna na faculdade: entenda a importância para funcionários

Marketing SuaTV

2 de abril de 2016

As instituições de ensino estão percebendo a necessidade de acompanhar as mudanças na forma como lidam com o público. É perceptível como as faculdades tentam encontrar formas de melhorar os serviços prestados aos alunos, mas também aos próprios funcionários. E uma dessas maneiras é melhorar a comunicação interna na faculdade, facilitando assim as relações nas organizações. No caso de uma faculdade, o público envolvido no fluxo de informações envolve alunos, professores e funcionários. Isso significa que existe um público interno operacional e outro consumidor que precisam estar na estratégia de comunicação da faculdade.

IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Quando uma fofoca ou boato toma conta da empresa, pode acabar desmotivando a equipe, baixando a produtividade e até manchar sua imagem no mercado se ultrapassar as portas da empresa. É a famosa rádio-peão em ação, conhecido de empresas de todos os portes e que repassa informações distorcidas para frente. Há duas formas principais para os boatos nascerem: má fé de um colaborador ou falha na comunicação interna. O segundo, pode ser resolvido com um bom planejamento estratégico. Nele, é preciso estabelecer maneiras de manter um diálogo claro e objetivo com o público envolvido. É também necessário deixar evidente o que se espera desse público, para onde a faculdade vai e reconhecer acertos.

Em suma, dinamizar ações, criar e melhorar os canais para que o fluxo da informação chegue a todo o público interno de forma clara e coerente não é simples. Para isso, é preciso de um plano de comunicação e comprometimento da alta administração da faculdade.

FERRAMENTAS PARA COMUNICAÇÃO INTERNA NA FACULDADE

É preciso reconhecer a importância dos instrumentos de comunicação para integração entre a instituição e seu público interno. Abaixo, listamos algumas das ferramentas mais utilizadas:

E-mail

Quem não tem e-mail hoje em dia? Com o disparo de e-mails é possível atingir uma audiência massiva dentro da organização instantaneamente. O envio periódico de newsletter para o público interno é, além de uma ótima forma de manter todos informados, um sinal de que a faculdade se preocupa com seu público. Existem vários serviços especializados para envio de emails com alta qualidade de entrega; cuidado na hora de escolher. Mas cuidado para não direcionar o conteúdo apenas para um público e esquecer do outro. Lembre-se que para que a comunicação interna funcione de maneira plena, todos precisam estar envolvidos.

Mural digital ou TV corporativa

Além de informar o público interno, o mural digital, também conhecido como TV Corporativa, potencializa os outros veículos da instituição, como revistas, comunicados impressos e intranet. A linguagem digital viabiliza a comunicação de forma totalmente segmentada e também em múltiplos formatos. É ideal para aqueles setores em que há espera, nas entradas dos ambientes comuns e em praças de alimentação.

Intranet

A intranet funciona como uma rede corporativa que interliga todos os departamentos e facilita a troca de informações dentro da faculdade. É veloz e consistente, já que facilita o compartilhamento e o armazenamento de informações.

PEÇA FEEDBACKS

Um processo comunicacional só funciona quando é realizado nos dois sentidos. Em faculdades e universidades esse contato bidirecional é ainda maior e mais necessário, porque a troca de conhecimento e a formação de cidadãos fazem parte das missões dessas instituições. Por isso, para compreender o papel da comunicação, é preciso ouvir o que o público interno tem para dizer sobre todo o processo. Peça feedbacks, sugestões, críticas: tudo é válido para otimizar o fluxo de informações dentro da faculdade. Só assim, a instituição irá reconhecer os atores internos como interlocutores do processo comunicacional.

Fica evidente que a comunicação interna na faculdade é essencial para o crescimento saudável da mesma. E na sua instituição de ensino, quais são os maiores desafios para que o fluxo de informação ocorra sem ruídos? Comente na área abaixo. Se quiser receber conteúdos exclusivos sobre comunicação interna, RH, tv corporativa e muito mais, se inscreva em nossa newsletter!

Autor: Marketing SuaTV

Posts Relacionados

Employee Experience: o que é, por que importa e quais os benefícios

21 de maio de 2025

Boas Práticas de Comunicação Interna em 2025

25 de fevereiro de 2025

Tendências de Comunicação Interna para 2025

28 de janeiro de 2025

Como a Inteligência Artificial pode ajudar na comunicação interna?

2 de janeiro de 2025

Comunicação Interna: O que é, Como aplicar e Principais Ferramentas

28 de novembro de 2024

Funcionalidades da plataforma de TV Corporativa SuaTV em 2025

21 de novembro de 2024

Institucional

  • Trabalhe conosco
  • Manifesto
  • Cases

Soluções

  • TV corporativa
  • Mídia indoor
  • Aplicativo de CI
  • Serviços
  • Perguntas frequentes

Aprenda

  • Blog
  • Materiais ricos
  • Políticas de Privacidade
SuaTV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
Facebook Youtube Linkedin Instagram
Copyright @ 2024 Sua TV Sinalização digital LTDA . Todos os direitos reservados
Este portal utiliza cookies (incluindo cookies dos nossos parceiros) para fornecer a melhor experiência possível para você, além de monitorar e analisar o tráfego no nosso website. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies de seu navegador. Saiba mais sobre a forma como usamos os seus dados visitando a nossa Política de Privacidade.

Termo de Consentimento

Você autoriza a coleta, armazenamento, uso, recepção, acesso, processamento e arquivamento dos dados pessoais para RECEBER INFORMAÇÕES DOS NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS, nos termos da Política de Privacidade do site.

 

O Grupo Comunique-se nomeou o LAERCIO DE MENDONÇA FURTADO JUNIOR como Data Protection Officer (DPO). Qualquer usuário pode entrar em contato com o DPO através do e-mail [email protected].

Rolar para cima