A Suzano Papel & Celulose resolveu transformar a sua comunicação interna. Para isso, a empresa escolheu a SuaTV.
A marca
A Suzano Papel & Celulose reúne mais de 90 anos de tradição, possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. É a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Há alguns anos, iniciou um movimento de transformação cultural, que culminou em mudanças profundas nos processos, na estrutura física e nos comportamentos. Para apoiar esse desafio, foi necessária uma mudança radical também na forma de se comunicar, ainda mais transparente e dinâmica.
O bem-estar das pessoas que trabalham na companhia e a satisfação dos colaboradores é monitorada por meio de pesquisas organizacionais, que visam manter o ambiente acolhedor e moderno com interação e sinergia entre todos.
O movimento “Comunica Suzano” surgiu do rejuvenescimento dos canais da comunicação, que deu cara nova aos principais veículos e estabeleceu um diálogo mais interativo com a equipe.
Desafio
O objetivo da empresa era atualizar e rejuvenescer os canais de comunicação, além de torná-los mais relevantes. Antes de começar as estratégias, os principais problemas foram levantados. E eles eram a falta de recepção das mensagens por parte dos colaboradores, a falta de padronização visual e o excesso de comunicados eletrônicos.
Plano de ação
A Suzano Papel & Celulose buscava informar os colaboradores com maior assertividade e não perder tempo mandando diversos e-mails diários. Em 2017, com a implantação da plataforma SuaTV, surgiu a “TV Comunica Suzano”. Meio digital para engajar os colaboradores e melhorar os resultados.
Retornos da ferramenta SuaTV
O uso da plataforma proporcionou um jeito diferente e leve de recepção de mensagens, além do maior aproveitamento dos conteúdos, com formatos dinâmicos como vídeos, notícias por RSS, avisos do RH, entre outros. E tudo com a possibilidade de segmentação de temas. “A TV Comunica Suzano” se tornou um grande canal de comunicação dentro da empresa e continua sendo o maior sucesso.
Conclusão
Com a transformação na comunicação interna, a empresa obteve 88% de satisfação em sua última pesquisa de satisfação e engajamento dos colaboradores com um crescimento de 6% em relação à medição anterior.